20 agosto, 2014
Comentários

14:14 - Saae BM intensifica fiscalização de furtos de água

"

Número de cortes aumentou cerca de 200% nos seis primeiros meses de 2014, em relação ao mesmo período do ano passado

 

O Saae BM (Serviço Autônomo de Água e Esgoto) está intensificando a fiscalização de furtos de água, mais conhecidos como ‘gato’. E o resultado pode ser constatado no aumento no número de cortes de abastecimento de água. De janeiro a julho deste ano, foram feitos 2.399 cortes, cerca de 200% a mais do que em 2013, quando o número chegou a 807 neste período. Em julho deste ano, foram feitos 660 cortes, 25% por furto de água.

“Entre os furtos mais comuns temos a ligação ilegal de água, conhecida como bypass; a ligação clandestina direta da rede sem passar pelo hidrômetro; e a adulteração do hidrômetro para reduzir o volume medido”, explicou o diretor executivo do Saae BM, Horácio Guimarães Delgado.

Segundo ele, os furtos são identificados, principalmente, através da análise das estatísticas de consumo. “Quando constatamos que uma residência sempre consumiu uma quantidade e, de repente, esse consumo caiu consideravelmente, vamos in loco verificar”, informou, acrescentando que a população também pode ajudar, denunciando. As denúncias são anônimas e podem ser feitas através dos telefones 115 ou (24) 3322-6195, de segunda a sexta-feira, das 08 às 17h.

Horácio informou que o objetivo da autarquia com a intensificação na fiscalização é reduzir as perdas (diferença do que é produzido pelo o que é medido na soma de todos os hidrômetros). Antes de o atual governo assumir, a média de perdas era de 53%. “Em fevereiro deste ano registramos 32% e a média acumulada tem sido de 39%”, informou Horácio, acrescentando que a meta é atingir 30% de perdas: “Nossa realidade não nos permite atingir uma média menor que essa. Além das perdas por fraudes com ‘gatos’, temos ainda as perdas físicas, por vazamento, e de medição, quando o hidrômetro perde a aferição”.

Uma das ações tomadas para diminuir as perdas foi a assinatura, no final de outubro do ano passado, de uma portaria concedendo uma gratificação especial aos funcionários que identificarem fraudes ou ligações clandestinas. “De novembro até agora, conseguimos aumentar em 76% a média mensal no número de fraudes em comparação aos três últimos anos. Acreditamos que essa gratificação tenha contribuído pra isso”, informou Horácio, acrescentando que somente tem direito a gratificação, no valor de R$ 100,00, os funcionários da manutenção.

Outra medida tomada tem sido a troca de hidrômetros antigos. De janeiro de 2013 a julho deste ano, foram substituídos 10 mil hidrômetros no município. “Até o final deste ano, serão trocados mais 3,5 mil. Os hidrômetros têm vida útil de aproximadamente cinco anos e precisam ser substituídos”, disse o diretor, acrescentando que mais ações também serão adotadas pelo Saae BM: “Como medida socioeducativa temos trabalhado na divulgação do consumo consciente, estamos revisando o Plano Municipal de Saneamento e estudando uma nova politica tarifária, visando desonerar quem consome menos e cobrar mais de quem consome desordenadamente (lavando calçadas, carros...)”.

"

Comentários