29 agosto, 2013
Comentários

14:29 - Dia Nacional de Combate ao Fumo é lembrado em Barra Mansa

"

Evento contou com distribuição de folders informativos, verificação de pressão arterial e de glicemia capilar

A secretaria municipal de Saúde, através do Programa de Controle de Tabagismo, realizou nesta quinta-feira, dia 29, diversas ações para lembrar o Dia Nacional de Combate ao Fumo. O evento aconteceu na Praça da Matriz, no Centro, e contou com o apoio do Sesc de Barra Mansa. Durante toda a manhã, profissionais de saúde fizeram a verificação de pressão arterial, verificação de glicemia capilar e distribuição de folders informativos de combate ao fumo e promoção da saúde.

De acordo com o coordenador do Programa de Controle de Tabagismo, Sergio Murilo Conti, este ano a campanha tem como tema ‘O uso de narguilé e a iniciação ao fumo’. “A decisão de trabalhar este assunto tem como base o crescente número de novos usuários desse produto de tabaco no Brasil. De acordo com dados da PETab (2008), o cachimbo de origem oriental tinha, na época, quase 300 mil consumidores no país. É importante ressaltar que o narguilé possui uma característica peculiar: um único cachimbo pode ser usado por várias pessoas simultaneamente. Tal fato reforça o aspecto da socialização do cachimbo, algo muito atraente especialmente para os jovens”, destacou.

Com relação ao Programa de Controle de Tabagismo de Barra Mansa, Sergio Murilo informou que o tratamento tem apresentado resultados positivos. Entre 2010 e 2012, dos 1.164 pacientes atendidos, 666 pararam de fumar. “Fazemos uma abordagem cognitiva comportamental, na qual oferecemos ferramentas para essas pessoas pararem de fumar”, informou, acrescentando que os pacientes se reúnem semanalmente em um grupo de apoio, durante dois meses.

Segundo o coordenador, existem três tipos de dependência no caso do cigarro: química, comportamental e psicológica. “A química é a mais fácil de tratarmos: usamos adesivos, gomas ou pastilhas de nicotina que ajudam na fase da abstinência. A psicológica é a mais difícil, pois o cigarro representa uma sensação de bem estar, o dependente fuma para relaxar ou se acalmar, tem a sensação que o cigarro é um amigo. Neste caso, a maioria dos dependentes são mulheres”, explicou, acrescentando que a comportamental é quando o cigarro é associado a um tipo de hábito, como tomar um café ou telefonar, por exemplo.

O Programa de Controle de Tabagismo atende atualmente 80 pacientes. Um deles é o policial militar Alexandre Ezequiel, que parou de fumar há dez dias. “Fumava há 15 anos e já tentei parar várias vezes, mas sozinho não conseguia. Fiquei sabendo do programa, através de amigos que deixaram de fumar, e estou achando muito bom, pois nos dá um apoio grande”, disse, acrescentando que o melhor de ter deixado o vício foi a sensação de bem estar.

Dia Nacional de Combate ao Fumo

Criado em 1986 pela Lei Federal nº. 7.488, o Dia Nacional de Combate ao Fumo, comemorado em 29 de agosto, tem como objetivo reforçar as ações nacionais de sensibilização e mobilização da população brasileira para os danos sociais, políticos, econômicos e ambientais causados pelo tabaco. Esta foi a primeira legislação em âmbito federal relacionada à regulamentação do tabagismo no Brasil.

"

Comentários