14 novembro, 2014
Comentários

14:38 - Fundação CSN prorroga as inscrições para o edital “Histórias que Ficam” até dia 15 de dezembro

"

A Fundação CSN, braço social da Companhia Siderúrgica Nacional, prorroga, até 15 de dezembro, as inscrições para a segunda edição do edital Histórias que Ficam, programa de consultoria, fomento e difusão do documentário brasileiro, que vai financiar a produção de quatro filmes de até 70 minutos, com temática livre. Cada projeto recebe até R$ 330 mil. Com modelo pioneiro desde sua primeira edição, o programa conta com laboratórios presenciais e consultorias de especialistas aos realizadores, desde o desenvolvimento até a exibição dos filmes.

“O Histórias que Ficam aposta no desenvolvimento de novos talentos. Cria um espaço para reflexão e troca de experiências de cineastas em início de carreira de diferentes regiões do país com profissionais consagrados, em um trabalho que só termina quando a obra atinge o público”, conta André Leonardi, Gerente Geral da Fundação CSN. O Histórias que Ficam tem patrocínio da CSN e Namisa, por meio da Lei Federal de Apoio à Cultura/Ministério da Cultura.

O concurso, de caráter nacional, seleciona 12 projetos de documentários, com temática livre, que sejam criativos do ponto de vista artístico e inovadores no uso da linguagem audiovisual. Destes, quatro serão contemplados.

As inscrições online estão abertas no www.historiasqueficam.com.br. Podem se inscrever realizadores com até dois longas-metragens no currículo. Pelo regulamento, serão destacados ao final da seleção, um projeto da região Norte/Centro Oeste e um da região Nordeste. Os outros dois poderão ser de qualquer outra região do país.

Ao longo do processo de realização dos filmes, os documentaristas vencedores participarão de três laboratórios (roteiro e produção; montagem; e distribuição), com profissionais de destaque em cada área, como Miguel Machalski, Marcelo Gomes, Daniela Capelato, Carlos Nader, Karen Harley entre outros.

Os realizadores ainda terão a consultoria online permanente do diretor e roteirista Marcelo Gomes (“O Homem das Multidões”, “Era Uma Vez Eu, Verônica”, “Viajo Porque Preciso, Volto Porque Te Amo” e “Cinema Aspirinas e Urubus”) e Daniela Capelato. Produtora, diretora, roteirista e consultora, Daniela produziu filmes como ""Viajo Porque Preciso, Volto Porque Te Amo"", de Marcelo Gomes e Karim Aïnouz; ""Do outro lado do Rio"", de Lucas Bambozzi; ""Só Deus Sabe"", de Carlos Bolado. Também assina, ao lado de Marcelo Gomes, o roteiro de ""Do outro lado do rio""; ""Brasil na Virada do Milênio"" e “Tudo Bem, Tudo Bom”.

Finalizados, os filmes participarão da Mostra Itinerante Histórias que Ficam e serão exibidos gratuitamente em mais de vinte cidades de todas as regiões do Brasil, em 2016.

A primeira edição - Em 2013, o Histórias que Ficam recebeu 350 inscrições e deu origem a quatro documentários de diferentes regiões do país. “O Mestre e o Divino”, de Tiago Campos, de Pernambuco, conquistou os prêmios de Melhor Documentário Longa-Metragem, Melhor Montagem e Melhor Trilha Sonora do Festival de Brasília em 2013; Melhor Filme Documentário do ForumDoc BH 2013 e Melhor Filme Longa-Metragem 2013 do Festival Internacional de Pachamama.

“Os Dias com Ele”, de Maria Clara Escobar, de São Paulo, foi considerada a Melhor Primeira Obra do DocLisboa 2013; Melhor Filme pelo Júri da Crítica, Júri Jovem e Prêmio Itamaraty da Mostra de Cinema de Tiradentes 2013. Além de ser o Melhor Filme do Júri Oficial e Júri Jovem do CachoeiraDoc.

“O Prólogo”, de Gabriel F. Marinho, do Distrito Federal, venceu como Melhor Filme Longa/ Média Metragem 2013 o REcine Festival Internacional de Cinema de Arquivo 2013. O edital também viabilizou a realização de “Balões Lembranças e Pedaços de Nossas Vidas”, de Frederico Pinto, do Rio Grande do Sul. Em 2013, os quatro documentários finalizados percorreram 24 cidades brasileiras, com sessões gratuitas para 5.724 espectadores.

Sobre a CSN

A CSN, ao longo do tempo, consolidou-se como uma das maiores patrocinadoras de cinema no Brasil. Entre 2006 e 2013, 42 filmes foram desenvolvidos com o apoio da CSN. No catálogo de obras realizadas com o apoio da empresa, estão títulos como: “Tropa de Elite” (I e II), “Paraísos Artificiais”, “Terra Vermelha”, “O Contador de Histórias”, “Além da estrada”, e os documentários “Quem se importa”, “Garapa”, “Doutores da Alegria”, “A Raça-Síntese de Joãosinho Trinta”, “Sem Pena” entre outros. Nos últimos 10 anos, a CSN incentivou R$ 125 milhões em projetos culturais, esportivos e de assistência social.

 

Sobre a Fundação CSN

A Fundação CSN, braço social da CSN, tem sua atuação focada, sobretudo, nas áreas de educação, cultura e assistência social. Desenvolve projetos que colaboram para a inclusão social, como o Garoto Cidadão. Com atividades culturais no contraturno escolar, o projeto atende atualmente a 2.400 crianças e adolescentes em sete cidades dos estados do Rio de Janeiro, Paraná, São Paulo e Minas Gerais.

Pratica política de bolsas de estudo que democratiza o acesso à educação em duas escolas técnicas mantidas pela instituição, uma em Congonhas (MG) e outra em Volta Redonda (RJ). Desenvolve também o Capacitar Hotelaria e Serviços, no Hotel-Escola Bela Vista, voltado a jovens da rede pública de ensino do Sul Fluminense.

 

 

"

Comentários