15 outubro, 2013
Comentários

15:10 - Resende é finalista a prêmio do Ministério do Desenvolvimento Social

"

Município concorre com projeto que gerou aumento no atendimento do CadÚnico

Resende está entre os nove municípios finalistas do Prêmio Rosani Cunha de Desenvolvimento Social: Edição Especial – Bolsa Família 10 Anos. O Prêmio, coordenado pela Secretaria Nacional de Renda e Cidadania, do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), tem como objetivo identificar, valorizar e divulgar práticas bem-sucedidas e inovadoras na gestão nos Municípios do Programa Bolsa Família (PBF). Resende concorre na categoria “Boas práticas na gestão dos governos municipais e do Distrito Federal”.

Na segunda-feira, dia 14, o Município recebeu a visita de uma comissão avaliadora formada por técnicos do ministério. Eles vieram atestar as informações e os resultados obtidos pela Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos com a implantação do projeto “Intersetorialidade na Busca Ativa das Famílias – Perfil Cadastro Único”.

Este projeto busca levar a um maior número de pessoas os serviços oferecidos por meio do CadÚnico. No município, o Busca Ativa está sendo realizado por meio da articulação com os CRAS (Centro de Referência em Assistência Social), secretarias municipais de Saúde, de Educação, de Esporte e de Habitação, além da Fundação Confiar (Conselho Fundacional para a Infância e Adolescência de Resende) e Fundação Casa da Cultura Macedo Miranda.

Segundo a gestora do Programa Bolsa Família em Resende, Maria José Barreto Silva, a Zozó, “a articulação entre os órgãos da rede gerou um alcance maior de pessoas atendidas”. Desde a implantação do projeto, a secretaria realizou 1.602 novos cadastros no CadÚnico.

Foram realizadas 1.731 atualizações cadastrais e enviadas 3.871 correspondências de convocação para os beneficiados comparecerem à secretaria para atualização do cadastro. A coordenadora destaca ainda “o alto número de pessoas que a partir da implantação do projeto procurou a secretaria para obter informações”. No período de janeiro a agosto deste ano 6.059 pessoas procuraram orientação na secretaria.

De acordo com o titular da pasta de Assistência Social e Direitos Humanos, Alfredo de Oliveira, também estão sendo feitas articulações com instituições e entidades do município nesta identificação das famílias perfil CadÚnico. E uma parceria firmada com a AMAN (Academia Militar das Agulhas Negras) está permitindo realizar a busca das famílias que residem em fazendas localizadas na região.

- Esses números para nós são muito significativos porque demonstram que foi um acerto deste governo propormos uma ação conjunta entre diversos setores da rede municipal e da sociedade para que os serviços pudessem chegar ao um maior número de pessoas – afirmou Oliveira.

Após visitar os nove municípios, uma comissão julgadora selecionará e classificará três práticas para premiação. Elas serão conhecidas em dezembro, durante a Conferência Nacional da Assistência Social. Como prêmio, os vencedores terão a oportunidade de participar de uma missão internacional para conhecer um programa de transferência de renda na América Latina. Todos as nove práticas finalistas receberão também certificados de reconhecimento pelo trabalho realizado, e seus relatos serão publicados no Observatório de Boas Práticas, no portal do MDS.

"

Comentários