09 dezembro, 2014
Comentários

15:15 - Alunas do curso de costura recebem certificados em Resende

"

A Secretaria Municipal de Trabalho e Renda, por intermédio da Superintendência de Economia Criativa, em parceria com a Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos, realiza nesta terça-feira, dia 9, às 15 horas, a entrega dos certificados de conclusão do curso de costura do Projeto Mulheres que Costuram, iniciado em outubro nas sedes dos Centros de Referência de Assistência Social nos bairros Lavapés, Itapuca, Jardim Esperança e Toyota. A solenidade que reunirá os 20 alunos do projeto será realizada na sede do Lions Clube Resende, situado a Praça Dr. Silveira, nº 154, no Centro (atrás da Igreja Nossa Senhora do Rosário).

A atividade de encerramento do projeto terá como destaque a palestra motivacional da psicóloga da Secretaria de Trabalho e Renda, Cátia Costa da Fonseca, com o tema ‘Mulheres e Autoestima'.  Durante dois meses de atividades o projeto orientou os participantes sobre as diversas técnicas de costura assegurando capacitação para explorar o ramo alternativo de renda atrelado à rotina domiciliar.

Formado basicamente por donas de casa, o projeto teve ainda o apoio do SEBRAE-RJ para que futuramente possam se tornar microempreendedoras reforçando a renda familiar. De acordo com a superintendente de Economia Criativa e coordenadora do projeto, Marly Ceccoline Cortona, durante as oito aulas ministradas nos CRAS de cada comunidade, as participantes aprenderam a utilizar retalhos de roupa, fazer pequenos serviços de costura como bainha de calças, fixar zíperes e botões, entre outras atividades.

- A costura pode aproveitar retalhos de tecidos, fitas, rendas, botões e criar estilos, aprimorar o conhecimento dessas mulheres que futuramente poderão explorar esta técnica no serviço que pode ser desempenhado dentro de sua casa. O projeto teve a integração do governo e na atividade de encerramento queremos elevar a autoestima das concluintes demonstrando que podem seguir adiante e se consolidar neste segmento - comenta Marly Cortona.

A grade curricular do projeto ‘Mulheres que Costuram em Casa' orienta as alunas sobre pano de amostra, como pregar botões de diversas maneiras, barras feitas a mão, costurar a mão com ponto de máquina, passar fitas e elásticos em tecidos, pregar rendas, pregar zíper à mão e à máquina e como usar a técnica de zíper visível e invisível, barras feitas à máquina e barra original de calças jeans.

- Tivemos atividades nos CRAS Lavapés, Itapuca, Jardim Esperança e Toyota pela Rede Amiga, a integração de serviços do governo para a população. Neste caso, com o apoio da Secretaria de Assistência Social. A costura é uma atividade rentável, aprimorar conhecimentos e explorar este serviço incentiva o surgimento de novas profissionais - argumenta o secretário de Trabalho e Renda, Kiko Besouchet.


"

Comentários