05 março, 2015
Comentários

15:15 - Prefeitura de Barra Mansa incentiva retomada do Conselho Comunitário de Segurança

"

Inscrições para formação do conselho podem ser feitas até a próxima quarta-feira, dia 11, na secretaria municipal de Ordem Pública

A secretaria de Ordem Pública de Barra Mansa realizou na manhã desta quinta-feira, dia 05, no auditório da ACIAP BM (Associação Comercial, Industrial, Agropastoril e Prestadora de Serviço), reunião com representantes de entidades empresariais do município; das polícias Civil e Militar; e de associações de moradores. O prefeito Jonas Marins também participou da reunião, que teve como objetivo incentivar a sociedade civil organizada a retornar com o trabalho do Conselho Comunitário de Segurança Pública. Os vereadores Marcelo Borges e Denilson Câmara também participaram do evento.

“O conselho é formado pela sociedade civil e pelas polícias Civil e Militar. A prefeitura não tem representante pois é um conselho comunitário, mas fiz questão de me envolver e estar aqui para estimular a eleição dos novos membros. Este é um conselho que não está em atividade há alguns anos e tem extrema importância no contexto da segurança municipal, pois a comunidade passa a ter mais voz nessa questão”, comentou Jonas.

Durante a reunião alguns presidentes de associações de moradores ressaltaram a importância da comunidade se envolver no combate à criminalidade. “Lá no meu bairro, nos reunimos com a Polícia Civil e tivemos um pronto atendimento. A comunidade se empenhou em realizar denúncias anônimas e os constantes furtos e assaltos em residências e no comércio tiveram fim”, exemplificou o presidente da associação de moradores do bairro Cotiara, Jaime Márcio dos Santos, conhecido como Márcio Tô que Tô.

O tenente da Polícia Militar, Sidney Bernardes, e o inspetor da Polícia Civil, Alexandre Ribeiro, elogiaram o retorno do conselho, mas lamentaram a ausência do Poder Judiciário no encontro. “Espero que a força do conselho ajude a fazer com que o Poder Judiciário participe das reuniões. Não adianta a polícia trabalhar, prender os responsáveis por crimes e, menos de um mês depois, esses indivíduos estarem soltos nas ruas. As polícias civis e militares, assim como a Guarda Municipal, trabalham em parceria, mas sem o envolvimento do Judiciário fica muito difícil que o resultado seja eficiente”, afirmou o inspetor Alexandre.

O secretário municipal de Ordem Pública, Ueslei Brito, ressaltou que um dos problemas da cidade é o tráfico de drogas. “Espero que esse conselho possa discutir ações de combate ao tráfico, pois o envolvimento da comunidade, principalmente no que diz respeito às denúncias, é muito importante”, acrescentou Ueslei.

Alício Camargo, presidente da CDL BM (Câmara de Dirigentes Lojistas) e Arivaldo Corrêa Mattos, presidente da ACIAP BM, também frisaram a importância da retomada do conselho. “É muito importante que o conselho volte a funcionar. Há cerca de quatro anos, quando ele ainda existia, era muito útil e nada melhor que presidentes de associações para saber as reais necessidades sobre a segurança dos bairros”, afirmou Alício, ressaltando que há tempos Barra Mansa não tinha um Natal tão tranquilo em termos de segurança, como foi o de 2014.

Arivaldo ressaltou que a ACIAP BM sempre se fez presente no Conselho Comunitário por considerar que a segurança é um assunto que deve ser tratado por todos e de maneira cotidiana. “Fomos até o prefeito e pedimos apoio para a retomada das reuniões do conselho. Acreditamos que segurança pública é um dever de todos. Temos que mostrar aos bandidos que aqui não há lugar para eles, que a cidade está unida e estamos prontos para denunciá-los”, pontuou o presidente da ACIAP BM

Ficou estabelecido que os representantes da sociedade civil organizada que quiserem inscrever chapas para a eleição devem levar documentação completa (RG, CPF e comprovante de residência) até a próxima quarta-feira, dia 11, na secretaria municipal de Ordem Pública, no Parque da Cidade, para inscrição. A eleição deve ser realizada ainda este mês e qualquer cidadão com mais de 18 anos tem direito a voto, desde que esteja com documento de identidade. A eleição deve acontecer na ACIAP BM em data a ser definida.

"

Comentários