30 julho, 2015
Comentários

15:17 - Grupos e Artistas irão compor dramaturgia do Nasce uma Cidade

"

Encontros serão realizados a partir de agosto

Após um breve recesso e renovação de energias, o Sala Preta e o Instituto Clécio Penedo retornaram com os encontros do projeto “Nasce Uma Cidade” nesse último domingo, 26 de julho. Passada as oficinas, inicia-se a próxima etapa do projeto com os ensaios da dramaturgia. Momento este em que três grupos e três artistas individuais, além de grupos convidados serão integrados a rede de artistas que compõe o “Nasce Uma Cidade”.

Inscritos no Chamamento Cultural e Artístico que tem como objetivo ampliar a rede de artistas para reconstruir a memória histórica e poética de Barra Mansa, os grupos que irão integrar o projeto são: Dança e Magia; Orquestra Sinfônica Jovem de Barra Mansa e Jongo de Pinheiral. Os artistas, Carlos Eduardo Giglio e Hugo Trança; e os grupos convidados são Vozes de Ouro, Instituto Dagaz  e Companhia Teatral Callegari, além do representante da cultura Puri, Dua Puri.

Segundo uma das produtoras do projeto, Viviane Saar, a partir de agosto os grupos irão se reunir com a direção artística do Nasce afim de aproximar as práticas e o saber de cada agrupação e assim, a partir dos pontos de vista de cada um deles, seja possível construir a narrativa poética sobre o patrimônio cultura.

“Este ano pensamos em fazer o chamamento para que oportunizasse novos grupos e artistas a participar. Afinal, todo processo cultural não pode ser feito sozinho. Envolve outros saberes, envolve diversificação de recursos. Com a conexão da rede podemos proporcionar uma maior diversidade de recursos humanos e físicos e, é por meio da rede, que transformamos a ideia da economia criativa em criatividade econômica. Ou seja, fazemos mais pela cultura com poucos recursos”, explicou Bianco Marques.

Em 2015, o projeto “Nasce Uma Cidade” consolida sua 5ª edição e realizará o desfile cênico nos dias 04, 11 e 18 de outubro. Além do desfile, este ano haverá diversas ações em torno do pensar sobre o patrimônio de Barra Mansa. Rafal Crooz, coordenador do projeto, fala sobre.

“Nós queremos que o mês de outubro seja um mês em se pensar sobre Barra Mansa por meio de múltiplos canais artísticos e culturais. Serão exposições, apresentações, lançamento de livro, seminários e encontros de distensão e convivência. Esses grupos vão expor, dançar, pintar, vão cozinhar, grafitar, cantar, tocar e desenvolver um pensamento crítico sobre a prática da cultura no Vale e refletir a nossa convivência no mundo”, disse.

Para Paula Amaral, produtora do Nasce uma Cidade, outubro será o mês de vermos a cidade em nós. “Durante esse período, de 2 a 25 de outubro, quando alguém na rua perguntar o que se tem para fazer em Barra Mansa, encontre como resposta a cidade que há dentro dele”, disse.

O NASCE UMA CIDADE

Em 2015, o projeto “Nasce Uma Cidade” consolida sua 5ª edição e realizará o desfile cênico nos dias 04, 11 e 18 de outubro, além do seminário “Construções Narrativas do Patrimônio Cultural de Barra Mansa a partir de uma Leitura Poética”, que será realizado no dia 24 de outubro e do III Encontro da Rede de Colaboradores do Projeto Nasce Uma Cidade, que acontecerá no dia 25 de outubro.

O Nasce uma Cidade é realizado pelo Coletivo Teatral Sala Preta em parceria com o SESI Cultural e o Instituto Clécio Penedo.

GRUPOS QUE JÁ PARTICIPARAM DO PROJETO

Já estiveram comprometidos com o projeto organizações como ABADÁ Capoeira, Associação de Sertanejos de Barra Mansa e Região, Casa de Cultura Arte In Foco, Projeto Dança e Magia, Orquestra Sinfônica de Barra Mansa, Orquestra de Jazz de Barra Mansa, Projeto Música nas Escolas, grupo Dito e Os Seresteiros, Feira de Artesanato de Barra Mansa, Espaço Cultural Francisco de Assis França, Instituto Dagaz, Instituto Cultural Clécio Penedo, Grupo Teatral Proscenium, APAE, MF Consultorias, Amigos na Cultura, Coral Vozes de Ouro, Grêmio Recreativo Escola de Samba Acadêmicos do Chacrinha, Bloco do Boi, Clube do Cavalo de Barra Mansa, Associação de Canoeiros de Barra Mansa, Banda Gato Preto, Jongo de Pinheiral, Meninos do Batuque de Volta Redonda, Núcleo de Estudos em Patrimônio Cultural de Barra Mansa (UniRIO),  Pino Haus, além de artistas como Anderson de Souza e Jessiléa Mattiolli, entre tantos outros.

 

 

"

Comentários