20 agosto, 2014
Comentários

15:34 - Câmara de Barra Mansa aprova projetos de lei e requerimentos que beneficiam a saúde, segurança, educação e geração de emprego na cidade

"

Os vereadores aprovaram, ainda, requerimento solicitando informações sobre o estacionamento rotativo instalado na cidade, objeto de muitas reclamações da população barra-mansense


Os vereadores de Barra Mansa aprovaram, na sessão de 19 de agosto, diversas leis e requerimentos que beneficiam a população da cidade em diversos setores: economia, saúde, educação, segurança e mobilidade urbana.

Os projetos de lei 293/2013 e 295/2013, de autoria do vereador Ricardo Arbex, foram aprovados, por unanimidade, e  melhoram a geração de empregos na cidade. O primeiro projeto cria a Central de Entrega e Distribuição de Currículos, que centraliza os currículos e os distribui de acordo com as demandas das empresas, facilitando o trabalhador desempregado a se recolocar no mercado de trabalho. Já o projeto de lei 295/2013 institui incentivos fiscais para empresas ecologicamente corretas que vierem a se instalar na cidade, assim como para as que já estão instaladas em Barra Mansa.

A saúde novamente voltou à pauta da sessão com a aprovação do projeto de lei, de autoria do vereador Ricardo Arbex, que cria o Programa de Saúde Bucal, nas unidades de saúde do município.

O vereador Ueslei Brito teve seu Projeto de Lei nº 630/2013 aprovado pelos vereadores. O projeto regulamenta no município o serviço de moto-frete, realizado tanto por empresas quanto por profissionais autônomos. O projeto vem atender à demanda da cidade, que tem o número de motociclistas aumentando, principalmente o de motociclistas que utilizam a moto como ferramenta de trabalho, conforme o vereador afirma:

“Em todas as cidades brasileiras, inclusive em Barra Mansa, a demanda por motoboys e o uso de motocicletas como veículo de transporte de entrega de diversos produtos e mercadorias tem aumentado nos últimos anos. Isso, em razão da agilidade que esse tipo de veículo oferece em vias crescentemente congestionadas” justifica Ueslei.

A questão da falta de segurança e de não haver um Batalhão da Polícia Militar em Barra Mansa foi abordada pelo vereador Ivan Marcelino Campos, o Ivan de Rialto, que através de seu requerimento nº 858/2013, solicita a instalação de um Batalhão na cidade. O vereador defende que devido ao crescimento de Barra Mansa, a cidade necessita da Polícia Militar instalada:

“É de suma importância  para a nossa cidade a instalação do Batalhão da Polícia Militar, por conta da extensão territorial de Barra Mansa e pelo aumento da violência. Temos apenas uma Companhia instalada na cidade, que não é suficiente. Precisamos de um intercâmbio do Executivo para que isso aconteça.” afirmou Ivan.

 

O vereador Denilson Câmara ressalvou que algumas imposições legais podem dificultar a instalação do Batalhão em Barra Mansa, como a distância de um Batalhão a outro, pois em Volta Redonda já existe um. Mas que está disposto a trabalhar junto aos poderes Executivo e Legislativo para que Barra Mansa receba este Batalhão, tão necessário.

O Requerimento  nº 093/2014, do vereador Ricardo Arbex, aprovado pelos vereadores, gerou bastante polêmica, por ser de interesse de todo o cidadão barra-mansense, que possui automóvel. O vereador solicita em seu requerimento que a Prefeitura envie à Câmara as normas de funcionamento do estacionamento rotativo instalado em Barra Mansa. O vereador já esteve em reunião com o Prefeito Jonas Marins e afirmou que o mesmo também não está satisfeito com o serviço prestado pela empresa responsável:

“Conversei com o Prefeito, que também está insatisfeito com a situação desta empresa, que foi contratada na gestão anterior. Ele cogita, inclusive, rescindir o contrato, de acordo com as normas do contrato. É preciso modificar a forma como os agentes tratam os usuários, cidadãos barra-mansenses. Estes agentes são muito eficientes para autuar o veículo que excedeu o período, mas não emitem qualquer ticket que comprove o pagamento feito pelo cidadão. É necessário que a Prefeitura e a empresa contratada nos informe quantos agentes existem, quantas rua possuem o estacionamento.”  afirmou o vereador Ricardo Arbex, autor do requerimento.

O vereador Luiz Antônio Cardoso, justificou sua aprovação ao requerimento falando sobre suas experiências com o estacionamento rotativo da cidade:

“Passou da hora de tomarmos providências quanto a este estacionamento. Se você chegar e estacionar antes das 8 horas da manhã, a máquina não está funcionando e você não pode pagar, quando você retorna ao carro o agente já te autuou. Aí você paga o valor de doze horas, não tendo ficado nem uma hora estacionado. Isso quando a pessoa não faz o pagamento com moedas, mas a máquina não registra o mesmo.” disse o vereador Luis Antônio Cardoso.

A Câmara aprovou, ainda, os requerimentos do vereador Luiz Antônio Furlani solicitando a reforma dos colégios Ada Bogato e Joaquim Peixoto Júnior, que sofrem com a evasão escolar, principalmente pela falta de infra estrutura.

 

"

Comentários