15:37 - Termina 1ª Gincana Ecológica de Barra Mansa
"Estudantes de duas escolas públicas participaram de atividades que incentivaram preservação ambiental.
Cerca de 40 estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental do Colégio Municipal Washington Luís e do Colégio Estadual Comendador Pereira Inácio participaram de uma gincana ecológica promovida pela Gerência de Resíduos Sólidos da secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável de Barra Mansa. A atividade aconteceu na segunda e terça-feira, dias 13 e 14, no Parque Municipal de Saudade. As escolas foram escolhidas para participar da gincana por estarem localizadas no entorno do parque. O objetivo da ação foi incentivar a preservação ambiental e promover a divulgação do espaço.
Os estudantes aprenderam sobre reciclagem e recolheram, nos dois dias de evento, 170 litros de óleo para o programa de reutilização do óleo de cozinha, da secretaria municipal de Meio Ambiente. Nesta terça-feira, dia 14, os alunos organizaram um teatro para mostrar as consequências da falta de cuidado com o meio ambiente. O professor de Ciências Sociais, Max Dias, um dos incentivadores da atividade, afirmou a importância de abordar o tema meio ambiente com os jovens. “A gincana produz uma forma mais interessante de levar a informação didática aos jovens. É mais clara e objetiva e fala a linguagem deles. Foram dois dias muito proveitosos aqui no Parque”, comentou Max.
Responsável pela organização da gincana, Jefferson Fernandes Soares disse que a ação foi um sucesso. “O jovem precisa ter consciência da preservação para que possamos, no futuro, não termos os mesmos desperdícios de hoje em dia. O adulto é mais difícil de mudar os hábitos”, afirmou.
“Eu adorei as atividades, principalmente a de encontrar pistas por todo o parque. Foi possível aprender e conhecer o espaço que é muito bonito”, ressaltou o estudante Renan Alves da Silva. “Eu já sabia do que era preciso fazer para a preservação ambiental, mas no dia-a-dia esquecemos de colocar em prática. Com essa brincadeira, isso fica mais fixado em nossa mente”, concluiu a estudante Alana Resende Guimarães Stornelli.
"
Comentários