04 setembro, 2013
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15:39 - Jonas Marins se reúne com associações de moradores

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OS e coleta de lixo foram os assuntos abordados na reunião, que aconteceu no auditório da prefeitura

O prefeito de Barra Mansa, Jonas Marins, se reuniu na noite desta terça-feira, dia 03, com mais de 50 representantes de associações de moradores de diversos bairros. O encontro, promovido pela Fambam (Federação de Associações de Moradores de Barra Mansa), aconteceu no auditório do Centro Administrativo. O objetivo foi promover a transparência e explicar aos representantes das associações como funcionam as OS (Organizações de Saúde) e a contratação da nova empresa de coleta de lixo, a KAT Rio Serviços Ambientais.

Participaram da reunião o subsecretário de Saúde, José Victor Caldeira, e o diretor executivo do Saae BM (Serviço Autônomo de Água e Esgoto), Horácio Delgado. Caldeira explicou que as OS foram contratadas através de licitações amplamente divulgadas. As empresas ganhadoras abriram filiais em Barra Mansa. “O contrato funciona assim: as OS gerenciam os funcionários e nós fiscalizamos as organizações. Com escritórios na cidade, fica mais fácil essa fiscalização. As organizações de saúde começam a trabalhar com metas e se elas não forem cumpridas, não somos obrigados a fazer os pagamentos. Outra novidade é que podemos cancelar o contrato caso o serviço não seja bem feito”, tranquilizou Caldeira.

De acordo com o prefeito, a falta de médicos se deu por causa do rigor das fiscalizações. “Por contrato, o médico tem que trabalhar 40 horas semanais. Pagávamos por esse período e os médicos não cumpriam os horários. Isso não é correto e a população fica mal atendida. Muitos não aceitaram e, de 35 médicos para atendimento básico, ficaram apenas 12. Estamos em fase de contratação, acreditamos que em três meses essa situação esteja resolvida”, disse o prefeito, informando que Barra Mansa se cadastrou no Programa Federal ‘Mais Médicos’ e deve contratar 15 profissionais cubanos.

Quanto à situação da coleta de lixo no município, Horácio explicou a mudança da empresa prestadora do serviço. “A Vega solicitou um reequilíbrio financeiro e queria um aumento de 35% no valor da tonelada do lixo. Além de não ter condições de pagar esse valor, por lei, não poderíamos arcar com esse aumento. De qualquer forma, tentamos uma negociação que não foi aceita pela empresa e a única saída foi contratar um novo prestador de serviço”, afirmou.

Segundo o diretor executivo, os problemas iniciais de atrasos nas rotas já foram sanados. “Tivemos atrasos na coleta porque não houve interrupção de serviço. A empresa teve que se adaptar às rotas na prática. Alguns locais de difícil acesso vão precisar de caçambas e vamos providenciá-las. No entanto, solicitamos que as associações reforcem com os moradores os horários da coleta, para que não fique muito lixo espalhado pela cidade”, solicitou Horácio.

O presidente da Fambam, Sérgio Rocha, classificou a reunião como produtiva e anunciou um novo encontro entre governo municipal e associações, na próxima segunda-feira, dia 09. “Estamos tendo uma abertura que não tínhamos antes. Os presidentes das associações são para-raios da comunidade, por isso precisamos nos manter informados para replicar as notícias e os prazos dados pela prefeitura, aos moradores”, finalizou.

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