25 novembro, 2014
Comentários

15:39 - Secretaria de Meio Ambiente de Barra Mansa realiza palestra no Senai

"

A equipe do projeto 'Cuidando do Óleo', da secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável de Barra Mansa, realizou na manhã desta terça-feira, dia 25, palestra de conscientização ambiental e apresentação do projeto aos alunos do Senai. Participaram do evento, que aconteceu em dois horários na unidade localizada no bairro Saudade, cerca de 150 estudantes dos cursos de Eletricista de Manutenção Industrial, Auxiliar de Logística, Auxiliar Administrativo, Torneiro Mecânico e Operador de Torno CNC. 


Durante sua palestra, a estudante de Engenharia Ambiental Maiara Oliveira, que faz parte da equipe do 'Cuidando do Óleo', falou sobre o que é o meio ambiente, impactos ambientais negativos e positivos. “Temos que pensar de forma mais sustentável, pois tudo o que o ser humano causa à natureza traz impactos ambientais negativos”, frisou, se referindo ao desmatamento e a poluição da água. De acordo com ela, entre os principais problemas ambientais do mundo, o desmatamento aparece em primeiro lugar, com 63,5%; seguido de poluição de rios, lagos e outras fontes de água, com 47%.


Maiara também falou sobre aquecimento global, uso de lâmpadas de baixo consumo e que devemos economizar água, principalmente ao tomar banho, escovar os dentes e lavar louças. “Temos que deixar a torneira fechada, não dá mais pra ficar com ela aberta ao lavarmos louças e escovarmos os dentes”, ressaltou a universitária, que também apresentou vídeos aos alunos sobre os temas abordados. 


Professor de Ciências Sociais da rede municipal, Max Dias, que também faz parte da equipe do 'Cuidando do Óleo', apresentou aos alunos o projeto. Lançado em outubro deste ano, a ação já vem sendo realizada há um ano pela secretaria em associações de moradores, igrejas, escolas e restaurantes, sendo coletados aproximadamente 950 litros de óleo por mês. Com o lançamento do projeto e a inauguração do galpão onde será armazenado o óleo coletado – prevista para dezembro deste ano – a previsão é coletar, mensalmente, quatro mil litros de óleo usado. O galpão funcionará na Avenida Três de Outubro, nº 560, no bairro Jardim Boa Vista.


“Só a coleta de óleo não resolve o problema, temos que conscientizar a população e não há lugar melhor do que as escolas para iniciarmos essa tarefa. Além disso, trabalhamos com entretenimento, estimulando os jovens a preservar o meio ambiente”, frisou Max, que realizou um quiz de perguntas com os estudantes. De acordo com ele, a equipe do projeto está desenvolvendo esse trabalho tanto em escolas como também nas comunidades, conscientizando os moradores sobre a preservação ambiental e apresentando o 'Cuidando do Óleo'. “Nossa intenção é montar um ponto de coleta nesses locais”, informou Max, que realizará mais uma palestra na próxima quinta, dia 27, no Senai, junto com a Maiara e o também estudante de Engenharia Ambiental Otávio Alves, que faz parte da equipe do projeto.  


Aluna do curso de Eletricista de Manutenção Industrial, Ana Beatriz Alvarenga elogiou a iniciativa. “Achei muito interessante a palestra, pois não sabia que haviam todos esses impactos ambientais negativos, e também de conhecer esse projeto que ainda não tinha ouvido falar. Na minha casa e na da minha avó usamos muito óleo e, como não tínhamos onde descartar, acabávamos despejando na pia. A partir de agora, ao tomar conhecimento desse projeto, vou destinar ao Cuidando do Óleo”, disse. 


Estudante do curso de Auxiliar de Logística, Alexandre Magno Ribeiro também se comprometeu em não descartar mais o óleo usado na pia. “Apesar de usar pouco óleo, vou juntar e destinar ao projeto. É a primeira vez que vejo isso em Barra Mansa e é uma iniciativa muito boa, pois a logística não é arrumar só quando está acabando e sim realizar um trabalho de preservação como esse”, ressaltou.  


Coleta de óleo – As pessoas interessadas em destinar o óleo usado para o projeto podem entrar em contato com a secretaria por meio dos telefones (24) 3322-9100 ou 2106-3406. Para que o recolhimento possa ser feito, a secretaria solicita que o morador junte, no mínimo, dez litros de óleo. O produto deve ser armazenado, preferencialmente, em garrafas pet, por ser um recipiente mais seguro.


Fotos: Gabriel Borges

"

Comentários