16 abril, 2015
Comentários

15:40 - Secretaria de Saúde de Volta Redonda se reúne com diversos setores para informar panorama da dengue

"

Encontro será nesta quinta-feira (dia 16), às 18h, no Auditório da SMS

A Secretaria Municipal de Saúde de Volta Redonda volta a se reunir com representantes de diversos segmentos da sociedade, nesta quinta-feira, às 18 horas, no auditório da Secretaria Municipal de Saúde. O objetivo do evento é apresentar o cenário da dengue no município, que continua em estado de alerta, devido ao resultado do último LIRAa (Levantamento Rápido do Índice de Infestação por Aedes aegypti), realizado na cidade entre os dias  16 a 21 de março, revelando grau de infestação de 2,6%,  percentual considerado de médio risco, acima do estipulado pelo Ministério da Saúde, que é de 1%.

A comunidade terá acesso ainda aos percentuais de infestação referentes aos locais propícios para criadouros do mosquito da dengue. De acordo com dados do LIRAa, 35% dos criadouros do Aedes aegypti foram detectados em pratos e vasos de plantas, além de bebedouros de animais, encontrados dentro de residências. Ainda no interior dos imóveis, a amostragem revela que 20% dos focos do mosquito foram localizados em depósitos fixos, como calhas, ralos e sanitários em desusos. Lixos, materiais recicláveis e resíduos sólidos são responsáveis por 14,7% dos criadouros do mosquito, e os depósitos de água como latões, caixas para armazenamentos, surgem com 10,7% dos criadouros do Aedes aegypti. A amostragem chama atenção para outro fator preocupante: pelo menos em dois estratos do LIRAa – de número 10 e 5 – a pesquisa aponta localidades da cidade onde os percentuais de infestação estão bem altos chegando a 8,5% e 8,1%, respectivamente. As localidades referentes ao estrato 10 são: Eucaliptal, Conforto, Minerlândia, São Lucas, São Cristovão, São Carlos, Jardim Europa e Santa Inês. O estrato 5, se refere aos seguintes bairros: Vila Mury, Retiro, Niterói, Aero Clube, San Remo, Jardim Veneza, Barreira Cravo, Ilha Parque, Parque das Ilhas, Eldorado, Mirante do Vale, Limoeiro e Jardim Primavera, onde a Vigilância Ambiental vem realizando ações continuas de controle do mosquito.

DENGUE – A exemplo de todo o país os casos de dengue, em Volta Redonda, também vem crescendo. Entre janeiro a 14 de abril deste ano, foram registradas 977 notificações, sendo 211 com resultados positivo para a doença, de acordo com dados divulgados pelo Setor de Epidemiologia da Secretaria Municipal de Saúde de Volta Redonda.

“Estamos fazendo nosso dever de casa, realizando visitas domiciliares, constantes para eliminação dos focos dos criadouros do mosquito e orientação dos moradores para adesão à campanha dos 10 minutos contra a dengue”, ressaltou a coordenadora da Vigilância Ambiental, Janaina Soledad, ressaltando que trabalho do poder público precisa ser reforçado pela comunidade. “O morador é o principal agente na eliminação de possíveis criadouros do mosquito”, concluiu Janaina, lembrando que a maioria dos criadouros do mosquito foi detectada dentro das residências.

"

Comentários