11 fevereiro, 2015
Comentários

15:43 - VR: Saúde realiza ação de prevenção a DST/Aids nos principais centros comerciais da cidade

"

Campanha será realizada nesta quinta-feira (dia 12)

Pelo menos 15 profissionais da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Volta Redonda estarão panfletando nos principais centros comerciais da cidade, nesta quinta-feira (dia 12), antevéspera de Carnaval. O objetivo da ação é distribuir panfletos divulgando a campanha da Aids deste ano, cujo tema é “A vida exige atitudes, proteja-se das doenças sexualmente transmissíveis, use camisinha”. Além de panfletos, quem passar pelos centros comerciais da Vila Santa Cecília; Avenida Sávio Gama, no Retiro; e Avenida Amaral Peixoto, no Centro, receberá preservativos. A meta é concluir o dia de atividades com pelo menos 15 mil camisinhas distribuídas por estas localidades. Já os panfletos, como em  anos anteriores, orienta a população sobre os riscos desta doença que vem nos últimos dez anos crescendo em todo o mundo.

Em Volta Redonda, dados da Área Técnica de Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST)/AIDS da SMS revelam, por exemplo, que no ano passado foram registrados 174 novos casos de Aids. Nos primeiros meses de 2015, esse número chega a oito. Em acompanhamento no serviço de DST/Aids, existem aproximadamente 950 pessoas em tratamento.

NA CAMPANHA - Na mobilização contra a Aids, além da panfletagem desta quinta–feira, durante toda a semana que antecede o Carnaval, estão sendo distribuídos  preservativos. A oferta de testes rápidos está sendo realizada pelas UBSFs (Unidades Básica de Saúde da Família) do Santo Agostinho, Volta Grande, Siderlândia e São Geraldo.

No decorrer das festividades de Carnaval que aconteceram no último final de semana na Ilha São João, foi montada uma tenda com ações sobre prevenção das DSTs e distribuição de preservativos. As unidades de Urgência e Emergência também estão engajadas na luta contra a Aids e participam desta campanha, com  distribuição de preservativos e panfletos alertando sobre a prevenção das DSTs com o uso correto da camisinha.

“A nossa orientação é a mesma, ou seja, conversamos com os foliões e falamos da importância de se utilizar o preservativo em todas as relações sexuais”, ressaltou a coordenadora da Área Técnica de DST/AIDS da SMS/VR, Sandra Coutinho. Independente da campanha, o Centro de Doenças Infecciosas, que funciona na Rua Dionéia Faria, 329, Aterrado, está aberto ao público das 7h às 17h. A unidade realiza testagem rápida, distribuição de preservativos e medicamentos, além de ofertar tratamento ambulatorial.

Através do teste rápido a SMS espera promover o maior acesso das pessoas ao seu status sorológico, aumentando assim o diagnóstico precoce, que hoje ocorre na maioria das vezes, tardiamente. “Uma vez que esta doença esteja detectada podemos ofertar a essa pessoa uma maior qualidade de vida”, ressaltou a enfermeira Sandra Coutinho.

ABRANGÊNCIA - Este ano a campanha procura abranger um público bem diversificado com enfoque especial entre os jovens, com idades entre 15 a 35 anos, faixa etária que vem registrando aumento significativo de contaminação pelo HIV, principalmente o público homoafetivo. Os indicadores com relação a esta doença também vão crescendo em todo o país. Segundo o Ministério da Saúde, estima-se que 250 mil pessoas desconheçam o seu estado sorológico.

"

Comentários