23 setembro, 2013
Comentários

15:50 - Rechuan participa de inauguração de obra da APMIR ao lado de vice-governador

"

Prefeito e direção da entidade pedem continuidade de repasse de verbas do PAHI

O prefeito José Rechuan participou na última sexta-feira, dia 20 de setembro, ao lado do vice-governador Luiz Fernando de Souza Pezão; do secretário estadual de Saúde, Sérgio Côrtes; do deputado federal Washington Reis, e do deputado estadual Pedro Fernandes, da solenidade de entrega das obras do Centro Cirúrgico e do Centro Administrativo da Associação de Proteção à Maternidade e Infância de Resende (Apmir), no Centro. Também participaram do evento o secretário municipal de Saúde, Daniel Brito, o vereador Roque Cerqueira e o diretor clínico da maternidade, Doutor Jorge Figueira.

Durante o evento, Rechuan destacou que essas melhorias na APMIR foram possíveis graças à inclusão da entidade, em 2011, no Programa de Apoio aos Hospitais do Interior (PAHI), do governo do estado, por intermédio de uma ação coordenada pela Prefeitura. Com isso, a entidade recebe cerca de R$ 59 mil por mês do PAHI. Em Resende, além da APMIR, a Santa Casa de Misericórdia e o Hospital de Emergência também são beneficiados pelo programa.

Rechuan lembrou também que sem os repasses do programa, tanto a Apmir quanto a Santa Casa correriam o risco de fechar suas portas. Ele pediu ainda ao vice-governador e ao secretário estadual de Saúde que dêem continuidade no programa com o repasse dos recursos.

- Quero pedir, encarecidamente, que continuem com o programa. A política de saúde pública do estado, com certeza, salvou muitas entidades e em Resende ela possibilitou a criação do Hospital da Criança, por exemplo - salientou o prefeito.

E atendendo as expectativas, em seu discurso, Pezão anunciou que os recursos virão do PAHI e destacou que a prioridade do Governo do Estado é investir dentro das iniciativas que já dão certo.

- No Sul Fluminense temos gestores e profissionais de saúde muito competentes e acreditamos que é melhor colocar dinheiro nas instituições que já prestam um bom serviço do que construir novos hospitais - garantiu.

Sérgio Côrtes informou que o PAHI atende a mais de 100 hospitais em todo o estado, entre eles a Apmir, o Hospital de Emergência e a Santa Casa de Resende, e informou que a Apmir é o hospital mais bem avaliado entre todos os atendidos pelo programa.

- A UPA (Unidade de Pronto Atendimento) de Resende também está em 1º lugar em nossa avaliação e sabemos que tudo isso se deve ao Rechuan e ao Brito, que fazem a diferença. Quando nos chega um pedido de Resende, quase não necessitamos de analisá-lo, porque sabemos que o dinheiro será bem aproveitado - elogiou o secretário.

Jorge Figueira explicou que o hospital recebe repasse de recursos do município e do Governo do Estado, através do PAHI (Programa de Apoio aos Hospitais do Interior), para manter-se funcionando e ainda atende a 14 municípios não só das Agulhas Negras, mas de outras cidades do Sul Fluminense e dos estados de Minas Gerais e São Paulo.

-Conseguimos nos reestruturar graças a essa parceria harmônica entre o Estado e a Prefeitura, mas pleiteamos uma conversa com outros municípios atendidos para que Resende não continue a bancar sozinha a internação das pacientes - destacou.

"

Comentários