11 fevereiro, 2015
Comentários

15:51 - Prefeito de BM e secretário de Saúde vistoriam obras do Hospital da Mulher

"

Com serviços, Barra Mansa terá primeiro centro de parto normal de maternidade pública no estado do Rio de Janeiro

O prefeito de Barra Mansa, Jonas Marins, e o secretário municipal de Saúde, Jonathan Aguiar, vistoriaram nesta quarta-feira, dia 11, as obras de reforma geral do Hospital da Mulher, no Ano Bom.  Os serviços, realizados através de convênio com o Ministério da Saúde, por meio do Programa Rede Cegonha, estão orçados em R$ 3 milhões. A visita foi acompanhada pelo vereador Ricardo Arbex.

A primeira fase das obras, segundo Jonathan, tem previsão de conclusão para março. ""Já fizemos a reforma geral da UTI Neonatal, que apresentava rachaduras e infiltrações. Estamos adaptando  uma das recepções, fazendo reparos gerais na cozinha, inclusive com a impermeabilização do piso, e da área de esterilização de instrumentos. Também revitalizamos a fachada do hospital. Terminando essa etapa, vamos iniciar a segunda fase dos serviços, que  inclui a reforma de consultórios e das salas de urgência e emergência, melhorias no centro cirúrgico, implementação de cinco leitos especiais para parto normal, adaptação da segunda recepção, climatização do ambientes, além de reparos gerais na unidade"", enumerou o secretário.

Durante a visita, o prefeito Jonas Marins frisou que o Hospital da Mulher é um grande patrimônio do município. ""Estamos humanizando ainda mais o atendimento às gestantes e estimulando o parto natural. Vamos melhorar o acolhimento na unidade, com a triagem classificatória, visando identificar as pacientes que necessitam de prioridade no atendimento. Entendemos que o Hospital da Mulher deve ser motivo de orgulho, para nós, barramansenses. Uma das prioridades da nossa administração é a conclusão dessas obras e, consequentemente, as melhorias na área da saúde "", destacou o prefeito.

De acordo com o gestor da UTI Neonatal, o médico Jorge Manes, a realização das obras não tem interferido no número de atendimentos do hospital, que registrou aumento de 20%. ""Além das gestantes do nosso município, atendemos pacientes de Volta Redonda, Quatis, Rio Claro e Bananal. Isso referencia nosso trabalho e nos capacita a pleitear o Programa de Assistência Integral à Saúde da Mulher, Criança e Adolescente, do governo Federal. Para se ter ideia da excelência dos serviços realizados, em 2014 tivemos 110 internações e registramos 4% de mortalidade geral e 0,2% de mortalidade neonatal. Não perdemos em nada para as maternidades da rede privada"", salientou Manes.

Estímulo ao parto natural - De acordo com Jonas Marins a meta, com a reforma do Hospital da Mulher, é implantar um novo modelo de atenção ao parto, nascimento e à saúde da criança e da gestante em Barra Mansa. ""A readequação da UTI Neonatal com a implantação de um leito canguru permite que o bebê que precisa ficar internado na unidade para ganhar peso fique junto da mãe, por meio de uma técnica que permite o contato entre os dois. Isso aproxima, reforça os laços de carinho, de cuidado, repouso e de permanência no mesmo ambiente até a alta hospitalar. Em média, são realizados 150 partos/mês, sendo 50% normal e os outros 50% cesareana. Nosso objetivo é estimular o parto normal, por entender que este tipo de intervenção é mais segura e natural. Com cinco leitos especiais, a gestante poderá escolher a melhor posição para ter o bebê e ainda, ter a presença de um acompanhante durante o parto"", explicou o prefeito, destacando que o centro de parto normal de Barra Mansa será o primeiro a funcionar em uma maternidade pública no estado do Rio de Janeiro.

Quem aprovou os serviços que estão sendo realizados foi Marcilene Franciele Teixeira, internada desde a última quinta-feira, dia 05, na unidade médica. ""Eu e meu filho, o Samuel, estamos sendo muito bem tratados. Ele nasceu com 1,3 kg e já está pesando 2,2 kg. Em breve, estaremos em casa"", concluiu.

"

Comentários