13 setembro, 2013
Comentários

15:52 - Técnicos do Inea apresentam relatório técnico para retomada de obras no Córrego Secades

"

Equipe do órgão também visitou bairros para verificar situação de córregos que necessitam de melhorias

O diretor executivo da Superintendência de Obras e Serviços Públicos (Susesp) de Barra Mansa, Giovani Moreira, recebeu nesta quarta-feira, dia 11, a visita de técnicos da Diretoria de Recuperação Ambiental (Diram) do Instituto Estadual do Ambiente (Inea). A equipe do governo do Estado veio à cidade para apresentar relatório técnico visando a retomada das obras e o projeto para complementação de intervenções no Córrego Secades, que corta o bairro Boa Vista II, na Região Leste. Os técnicos aproveitaram a visita para vistoria outros córregos de Barra Mansa que necessitam de melhorias.

Durante a reunião, a equipe do Inea sugeriu à prefeitura a construção de uma galeria pluvial complementar exatamente ao lado da galeria que já foi construída. “Esta nova galeria seria responsável por captar as águas vindas do lado direito da bacia, enquanto a galeria já construída recolheria as águas oriundas do lado esquerdo”, explicou Maria Alice Ferreira, gerente de estudos e projetos do Inea. A sugestão do órgão, embasada por um estudo técnico, foi aceita pela Susesp. “Agora vamos buscar recursos junto ao governo do Estado para executar a obra desta galeria complementar”, garantiu Giovani.

“O projeto apresentado tem como objetivo o controle de cheias e proporcionar o escoamento adequado às águas pluviais nas proximidades do córrego, bem como a captação das águas pluviais oriundas das partes mais elevadas desta sub-bacia”, argumentou a engenheira Maria Alice Ferreira, gerente de estudos e projetos da Diram.

Ela ressaltou a importância de execução de uma galeria complementar, a ser implantada pela Rua Mario Medeiros, que viabilizará a captação das águas da margem direita do Córrego. “A parte já construída será complementada com a interligação de galeria auxiliar para captação da drenagem local, a ser implantada nas margens direita e esquerda e complementada através da implantação de uma galeria no eixo do córrego que direcionará todo fluxo das enchentes até seu leito”, explicou a engenheira.

O Inea ainda informou à Susesp que as obras de intervenções no Córrego Vila Elmira encontram-se em fase final do processo licitatório. A previsão é que as obras comecem no início de novembro.

Rio Barra Mansa – Ainda durante a reunião na Susesp, o diretor executivo do órgão informou aos técnicos do Inea que esteve em Brasília no início de setembro, junto com o prefeito Jonas Marins, para um encontro com o ministro da Integração Nacional, Fernando Bezerra Coelho. De acordo com Giovani, o ministro garantiu que irá liberar recursos para construção de uma barragem no Rio Barra Mansa. “Toda época de chuvas, os bairros cortados pelo rio sofrem muito com as enchentes. Acreditamos que a construção de uma barragem irá ajudar a minimizar os problemas”, contou Giovani, que solicitou ao órgão estadual a elaboração do projeto de construção da barragem.

Segundo o Inea, a elaboração do projeto desta barragem está atrelada ao desenvolvimento de um estudo amplo. “Serão desenvolvidas diversas intervenções que possibilitarão o controle de cheias e recuperação ambiental da bacia do rio Barra Mansa. Com este estudo teremos condições de buscar verbas junto ao governo federal”, afirmou a engenheira Maria Alice.

Visitas técnicas – Após a reunião na sede da Susesp, os técnicos do Inea visitaram os bairros Vista Alegre, Jardim América, Siderlândia e São Domingos para verificar as condições dos córregos. A pedido da prefeitura, o Inea estuda a possibilidade de elaborar projetos para obras de canalização destes córregos. “Foi importante a equipe ter visto in loco a situação dos córregos. Barra Mansa tem uma extensa bacia hidrográfica, há muitos rios e córregos que cortam os bairros. Muitos deles estão totalmente poluídos e causam transtornos à população”, comentou Giovani.

"

Comentários