31 julho, 2013
Comentários

15:53 - Atividades educativas marcam Semana Mundial da Amamentação em Volta Redonda

"

“Apoio às mães que amamentam: próximo, contínuo e oportuno”: este é o tema da Semana Mundial da Amamentação (SMAM) de 2013, comemorada de 01 a 07 de agosto, e que será marcada em Volta Redonda pela realização de várias atividades educativas promovidas pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS). Exibições de vídeos, palestras, salas de espera com grupos de nutrizes (mulheres amamentando), gestantes e mães, concurso fotográfico, distribuição de panfletos e mural temático são algumas das ações programadas que serão desenvolvidas pelas Unidades Básicas de Saúde (UBS), Unidades Básicas de Saúde da Família (UBSF) e Policlínica da Mulher. O Hospital São João Batista (HSJB), através do seu Banco de Leite Humano e do Projeto Bombeiro Amigo do Peito, também participa da SMAM, com a realização da Hora da Mamãe. O encontro direcionado às puérperas, mães e gestantes do alojamento conjunto da maternidade do hospital incluirá uma palestra sobre os benefícios do aleitamento materno e até aula prática sobre o banho humanizado. Ao final do encontro será servido um café da tarde as participantes.

Segundo a secretária de Saúde, a médica Suely Pinto, todas essas ações têm como objetivo reforçar os benefícios do aleitamento materno e destacar a importância dos círculos de apoio às mães para melhorar a duração e os índices da amamentação exclusiva.

“As mulheres são biologicamente capazes de amamentar e mesmo sendo um processo natural, ele é fortemente influenciado pelo ambiente cultural e por questões emocionais”, reflete, ressaltando que a amamentação, para o seu sucesso, necessita que as mães sejam apoiadas e incentivadas diariamente, tanto em casa, como pelos serviços de saúde e comunidade. “O aleitamento materno exclusivo deve ocorrer nos primeiros seis meses de vida da criança e complementado com os novos alimentos até os dois anos ou mais”, esclareceu Suely, ressaltando que o lançamento da cartilha “Alimentação nos primeiros anos de vida: da amamentação aos novos alimentos – edição 2013”, agendado para o dia 12 de agosto, é um dos instrumentos que a Secretaria Municipal de Saúde disponibilizará aos profissionais da rede pública de saúde  para reforçar e apoiar a amamentação e a prática alimentar saudável como uma estratégia de sobrevivência infantil e de segurança alimentar da população. O lançamento da cartilha integra as ações comemorativas da SMAM e acontecerá às 10h30, no auditório da Prefeitura Municipal de Volta Redonda.

ESTUDO PREVALÊNCIA DE ALEITAMENTO MATERNO – A prática da amamentação tem sido ampliada na população infantil em Volta Redonda.  A afirmativa é comprovada pelo resultado do Estudo de Prevalência do Aleitamento Materno, realizado em crianças menores de 1 ano, e aplicado em todas as Unidades de Saúde da Rede de Atenção Básica do município,  em 2012.  Os dados revelam que 70,63% das crianças até quatro meses de vida e 65,11% dos menores de seis meses mamam exclusivamente no peito.        A continuidade do aleitamento materno, em crianças até 1 ano, foi relatada em 80,5% das entrevistas aplicadas. A insuficiência na produção do leite foi uma das principais causas para o desmame precoce em 44,23% das entrevistas realizadas. “Esse estudo é feito através da plataforma do FORMSUS/DATASUS anualmente”, informou a coordenadora da Área Técnica da Criança e do Adolescente da SMS, a médica Rosa Maria Silva, esclarecendo que a finalidade do estudo é promover a avaliação continuada das ações de promoção ao aleitamento materno na Atenção Básica, Policlínica da Mulher, maternidade e Banco de Leite Humano do Hospital São João Batista e Projeto Bombeiro Amigo do Peito.

REDE DE APOIO – A rede de incentivo ao aleitamento materno em Volta Redonda é constituída por 11 Unidades Básicas Amigas da Amamentação (IUBAAM), 1 Hospital Amigo da Criança (HSJB), 1 Banco de Leite Humano (HSJB), o Projeto Bombeiro Amigo do Peito, que apóia o banco de Leite Humano, a Pastoral da Criança, com lideranças comunitárias que promovem o aleitamento materno, além da implantação do Método Canguru na UTI Neonatal do HSJB. A garantia às funcionárias públicas municipais da extensão da licença maternidade para 180 dias é outra iniciativa que também favorece a prática da amamentação.

 

 

"

Comentários