28 abril, 2015
Comentários

15:55 - Jonas Marins assina de lei de criação do Conselho Municipal de Políticas de Promoção da Igualdade Racial

"

Grupo será composto por membros da sociedade civil organizada e do poder público

O prefeito de Barra Mansa, Jonas Marins, assinou na noite desta segunda-feira, dia 27, a lei municipal nº 4.441/2015, que autoriza a criação do Conselho Municipal de Políticas de Promoção da Igualdade Racial. O evento foi realizado no auditório da ACIAP Barra Mansa e contou com a presença de secretários municipais, vereadores, representantes de movimentos negros e da sociedade civil. Antes da assinatura da lei, no período da tarde, foram promovidos grupos de debate e palestra sobre a história da população afrodescendente no Brasil e formas de mitigar o preconceito que ainda existente no país.

A representante da Casa de Arte e Cultura Rosa Parks, Sueli Paiva, ressaltou a importância do evento e da assinatura da legislação. “Políticas de promoção de igualdade devem ser pensadas e executadas para garantir direitos a quem vive à margem da sociedade. Debater igualdade racial é fundamental para termos uma sociedade mais justa, igualitária e sem discriminação"", argumentou Sueli. Quem também comemorou a criação do conselho foi a representante da Pastoral Afro, Cleuza Benedito Barbosa. “Essa é uma grande conquista para a cidade, pois serão criadas e executadas políticas que beneficiarão todo um segmento da sociedade”, disse.

O vereador e membro da Unegro (União dos Negros e Negras do Brasil), Elias Silva de Andrade, o Lia Preto, agradeceu ao prefeito Jonas Marins pela atenção do governo municipal aos movimentos negros da cidade. ""Já promovemos diversas atividades voltadas à população negra em Barra Mansa e sempre recebemos o apoio da prefeitura. Estamos batalhando por uma realidade melhor que a atual e sabemos que as conquistas virão com o tempo"", disse Lia.

Jonas recordou alguns avanços promovidos pela prefeitura na questão da igualdade racial, mas pontuou que ainda há muito a ser feito. “Hoje é um dia importante para Barra Mansa, pois homologamos a criação do conselho. Como afrodescendente e morador da periferia, sei que precisamos de uma política de igualdade racial melhor e vamos trabalhar para isso. Quando assumi o cargo de prefeito, encontrei uma gerência de políticas de igualdade racial que era pouco atuante e não apresentava avanços. Queremos que Barra Mansa evolua nesse tema e o conselho será de suma importância para isso"", afirmou Jonas.

Conselho - Segundo a legislação, o Conselho Municipal de Políticas de Promoção da Igualdade Racial será formado por 20 membros; 10 representantes da sociedade civil e 10 representantes do poder público. O mandato será de dois anos, sem qualquer remuneração.

"

Comentários