16:15 - Prefeitura de Resende realiza atualização do Cadastro Único da assistência social
"Cerca de duas mil famílias ainda precisam fazer recadastramento
A Prefeitura, através da Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos, segue com a atualização do CadÚnico (Cadastro Único para Programas Sociais). De acordo a com diretora de Planejamento Estratégico do Sistema Único de Assistência Social (SUAS), Maria José Barreto Silva, cerca de 7,2 mil famílias estão cadastradas e, destas, pouco mais de duas mil ainda precisam atualizar suas informações.
- Todos os inscritos no CadÚnico para qualquer programa social que não atualizaram seus dados em 2012 e neste ano devem fazê-lo, sob risco de terem seu cadastro cancelado – comenta a diretora.
Conforme explica Maria José, a atualização tem como objetivo garantir a qualidade das informações cadastrais das famílias atendidas pelos Programas Sociais do Governo Federal, principalmente o Bolsa Família, mantendo em dia informações como endereço, pessoas que compõem a família, escola onde as crianças estudam, situação no mercado de trabalho, entre outras.
As famílias que ainda não fizeram a atualização devem procurar o Setor de Cadastro Único – Bolsa Família, de segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas, na Rua Natanael Galvão Baptista, 40, bairro Jardim Tropical (ao lado do Restaurante Cidadão).
Para a atualização é necessária a apresentação dos documentos: Certidão de Nascimento ou Casamento; Carteira de Identidade; Carteira de Trabalho/PIS-PASEP; CPF; Título de Eleitor; Conta de Luz, água e telefone; Carnê de Prestação de Moradia (quando houver); Contra Cheque; Processo de Guarda (nos casos de filhos que não se encontram sob a responsabilidade da mãe); e histórico do INSS (nos casos de benefícios federais, como pensões e aposentadoria). Para menores de 18 anos, é necessária a Certidão de Nascimento e Declaração da Escola em que estuda.
- Lembrando que é preciso apresentar os documentos de todos os moradores que residem na casa – ressalta a diretora Maria José.
Com a atualização do Cadastro Único, as famílias estão aptas a ter acesso a outros programas sociais, além do Bolsa Família, como Isenção de Taxa de Inscrição em Concursos Públicos, INSS para Donas de Casa, Carteira do Idoso, Tarifa Social de Energia Elétrica, ProJovem Adolescente, habitacionais, Pronatec e Telefonia Popular.
SAÚDE NO BOLSA FAMÍLIA – As famílias beneficiárias do Bolsa Família também devem procurar a Posto de Saúde mais próximo de sua casa para o cumprimento da exigência de saúde do programa. O prazo termina no dia 31 de outubro, e são acompanhados: a vacinação, crescimento e desenvolvimento das crianças menores de sete anos; acompanhamento de mulheres na faixa de 14 a 44 anos; e gestantes ou nutrizes (lactantes), que devem realizar o pré-natal e o acompanhamento de sua saúde e do bebê.
"
Comentários