06 agosto, 2014
Comentários

17:08 - Franceses fazem intercâmbio na Fazenda do Salto, em Floriano

"

Durante 15 dias, jovens vão conhecer programas de agricultura familiar do município

 

Um grupo de quatro jovens franceses, recém-formados em Engenharia Ambiental e Direito, está em Barra Mansa para um intercâmbio profissional na área de agricultura familiar. Eles chegaram nesta quarta-feira, dia 06, na Fazenda do Salto, em Floriano, e foram recepcionados pelo secretário municipal de Desenvolvimento Rural, Leandro Machado, e por agricultores assentados. Nos próximos 15 dias, o grupo vai conhecer programas de agricultura familiar desenvolvidos pelo governo municipal nos distritos de Floriano, Amparo e Santa Rita de Cássia.

Organizado pelo Instituto de Desenvolvimento e Ação Comunitária (Idaco), em parceria com a instituição francesa Amar, o intercâmbio - nomeado de chantier - tem o objetivo de permitir a troca de experiências entre diferentes culturas e, com isso, possibilitar a melhoria de métodos agrícolas empregados nos dois países. ""Sempre escolhemos um projeto de assentamento rural para receber os franceses. Ano passado foi Teresópolis e, esse ano, elegemos Barra Mansa porque a cidade tem se mostrado referência em programas de agricultura familiar"", explicou José Carlos Bissiati, coordenador do Idaco no Sul Fluminense.

Ele conta que em troca do intercâmbio profissional e cultural, os franceses deixam um legado para as comunidades que os recebem. ""Em parceria com os agricultores, eles vão recuperar a antiga sede da Fazenda do Salto para abrigar a Associação de Produtores Orgânicos do Salto. Serão feitos serviços de limpeza e pintura, recuperação das partes elétrica e hidráulica e pequenas obras de alvenaria com recursos da Amar"", informou José Carlos, garantindo que os franceses colocam a mão na massa.

Engenheira ambiental, Imene Djaroud, de 24 anos, garante que o chantier é uma das melhores experiências de sua vida. ""É a terceira vez que venho ao Brasil e a cada visita conheço realidades muito diferentes do meu país. Na França, a agricultura é muito mecanizada, voltada para a indústria, e aqui no Brasil há mais agricultura de subsistência, com famílias inteiras se dedicando ao trabalho no campo. Tenho certeza que este ano o chantier será muito interessante, vamos aprender bastante"", disse a jovem.

""A escolha de Barra Mansa para receber o grupo de franceses demonstra que os nossos programas de agricultura familiar, de orgânicos e de assentamento rurais estão no caminho certo. Esperamos contribuir ao máximo para a experiência deles aqui no Brasil"", afirmou Leandro, não descartando a chance de agricultores da cidade viajarem à França. ""O Idaco está estudando a possibilidade deste intercâmbio com os assentados. No que depender da secretaria, eles terão todo apoio"", finalizou Leandro.

"

Comentários