17 setembro, 2013
Comentários

17:17 - Jonas Marins faz reunião com Sepe e Fundamp

"

Sindicato e Fundo de Assistência Médica debatem valores da nova tabela

O prefeito de Barra Mansa, Jonas Marins, se reuniu na tarde desta terça-feira, dia 17, no gabinete, com representantes do Sepe (Sindicato Estadual dos Profissionais de Educação do Rio). Participaram da reunião o secretário municipal de Administração Pública, Jonathan Aguiar, e o diretor executivo do Fundamp (Fundo de Assistência Médica Permanente dos Servidores Municipais), Maurício Amaral Filho.

O objetivo do encontro foi expor a nova tabela do Fundamp, que foi montada após um estudo matemático para melhorias financeiras do fundo. De acordo com Maurício, a mudança da tabela é a única forma de manter o Fundamp funcionando. “Melhorando o setor financeiro do fundo será possível continuar a prestar os serviços atuais e ainda melhorá-los com o tempo. O custo da medicina evoluiu e a tabela do Fundamp não acompanhou”, explicou.

O estudo para melhorias financeiras do fundo de assistência médica teve início no primeiro semestre e os resultados já foram apresentados aos poderes Executivo e Legislativo. “Para resolver a situação do Fundamp, que atualmente não possui condições de funcionar com a mesma qualidade de atendimento por problemas financeiros, a única solução encontrada foi a modificação na tabela”, explicou o diretor, informando que a mesma ainda é um terço menor que qualquer plano de saúde regional.

A diretoria do Sepe questionou os valores para as pessoas acima de 50 anos. “Tem gente que não terá condições de pagar”, reclamou a diretora de assistência aos aposentados do Sepe, Isa Maria da Silva. No entanto, Maurício explicou que os valores não foram calculados de forma aleatória e que, atualmente, o Fundamp trabalha com uma tabela defasada. “Pagamos valores de tabelas antigas aos hospitais. A partir do próximo ano, precisaremos atualizar esse repasse e não temos dinheiro, exceto se também atualizarmos os nossos valores”, esclareceu o diretor executivo.

O prefeito disse que a tabela ainda não é definitiva e pediu que o sindicato a apresente à categoria. “O poder público não tem amparo legal para repassar verbas da saúde ao Fundamp. Precisamos encontrar uma forma do órgão se manter e continuar prestando um bom serviço aos servidores. Os valores só parecem ser muito altos porque foram anos de congelamento. No começo também pedi outras formas para solucionar esse impasse, mas, de acordo com o estudo apresentado pela diretoria do fundo, a melhor modificação, que menos onera o servidor, é essa”, concluiu Jonas.

PCCS – Após a reunião, o secretário municipal de Administração e Modernização do Serviço Público garantiu que as próximas reuniões com o sindicato vão tratar do Plano de Cargos e Salários. “Até agora estávamos fechando as normas para a eleição dos diretores. Agora o documento está na Câmara de Vereadores para aprovação. Estamos prontos para começarmos a negociação do PCCS”, anunciou.

"

Comentários