"17:33 - VR; FCSN abre exposição sobre os 70 anos da ETPC"
"Exposição no Centro Cultural Fundação CSN retrata o papel da ETPC na vida das pessoas em sete décadas de história. Abertura acontece nesta quarta, 22, às 19h30.
Como encerramento das comemorações especiais pelos 70 anos da Escola Técnica Pandiá Calógeras, o Centro Cultural Fundação CSN apresentará a partir do próximo dia 22, quarta-feira, a exposição “ETPC: marcas de uma vivência”. A mostra servirá para relembrar as sete décadas de funcionamento da escola, suas histórias, sua evolução e, principalmente, as pessoas que passaram por suas salas de aula e ajudaram a transformar a instituição em uma instituição que sempre primou pela inovação.
A exposição reúne peças importantes que contam muito do que a ETPC representa para quem conviveu com a escola, além de sua importância para o desenvolvimento de Volta Redonda e região. Os visitantes poderão ver fotografias, objetos, documentos, uniformes, entre outras peças, que, de forma poética, ilustram “as marcas deixadas pela escola na vida das pessoas que por lá passaram, e passam, durante o período de formação educacional, de trabalho e principalmente de vida”. A exposição ficará aberta para visitação de 23 de outubro a 15 de novembro.
O supervisor cultural da Fundação CSN, Helder Oliveira, destaca o espírito e o sentimento com que a exposição foi pensada e o que os visitantes poderão absorver. “As histórias, as lembranças vividas por alunos, professores e funcionários traduzem uma ETPC como um espaço palimpsesto, que guarda marcas sobrepostas de inúmeras ações ali vivenciadas. As marcas das gerações passadas estão presentes por todo o espaço da escola e, principalmente, no imaginário de cada um. A geração atual não apaga tais marcas, e sim as sobrepõem com novas ações, novos desejos, novas iniciativas, novas vivências”.
A exposição será completada com um documentário de aproximadamente 20 minutos, produzido por alunos do curso de comunicação social do Centro Universitário de Volta Redonda (UniFoa). O vídeo traz depoimentos de ex-alunos, alunos e colaboradores que fazem parte da trajetória da ETPC, além de imagens históricas contando momentos importantes dos 70 anos de serviços prestados pela escola.
O documentário será lançado durante a abertura da exposição, no dia 22. Uma versão reduzida será apresentada na abertura e no período em que a exposição permanecerá em cartaz, na Galeria de Artes do Centro Cultural. Sua versão completa será exibida na programação do Cine Clube, todas as quintas-feiras, com sessões às 9h e 15h, no período em que a exposição permanecer em cartaz e para turmas em visitas mediadas e agendadas previamente.
O diretor da ETPC, Rogério de Paiva Lima, garante que a exposição vai emocionar a todos que a visitarem, em especial aqueles que tiveram suas vidas influenciadas pela vivência no dia a dia da escola. “Essa exposição de 70 anos da ETPC busca eternizar, através da memória, um pouco do muito por que ela já passou. Rostos, imagens, objetos, lembranças e outras marcas contribuem para celebrar e jamais esquecer uma história tão bonita. É um momento muito especial desse ano tão importante na história da escola e vai ficar marcado para sempre”, comentou Rogério.
"
Comentários