30 julho, 2013
Comentários

17:41 - Farmácia Viva pode ser implantada em Volta Redonda

"

Plantas selecionadas e beneficiadas serão oferecidas como medicamento pelo SUS

Usuários do SUS (Sistema Único de Saúde) do município de Volta Redonda passam a contar em breve com a implantação da política municipal para plantas medicinais e fitoterápicos no SUS, visando uma melhor qualidade de vida para os pacientes. Com a implantação da fitoterapia, através da inserção do projeto Farmácia Viva, ainda em fase de implantação, usuários da rede pública terão acesso à promoção do uso racional das plantas medicinais e fitoterápicos, resgatando o conhecimento popular embasado nos conhecimentos científicos. Inicialmente dez UBSF (Unidades Básicas de Saúde da Família) participarão do projeto piloto e vão ofertar esse serviço.

O investimento, estimado em R$ 490 mil, será destinado ao desenvolvimento de toda cadeia produtiva de plantas medicinais e fitoterápicos, que abrange o plantio, colheita, beneficiamento das plantas, até a embalagem na farmácia de manipulação. O projeto está sendo elaborado em parceria com várias instituições: Cooperativa de Produção e Trabalho Alternativo, dos produtores e trabalhadores ligados à Pastoral dos Municípios do Médio Paraíba; EMATER/RJ; Ministério da Agricultura Pesca e Abastecimento; Instituto Federal do Rio de Janeiro; Universidade Federal Fluminense; Hidrelétrica de  Itaipu (Projeto Água Boa) e Jardim Botânico do Rio de Janeiro.

Pelo menos 60 espécies de plantas medicinais já foram doadas para a implantação desse projeto, sendo 20 pelo Jardim Botânico do Rio de Janeiro e 40 de Itaipu (Projeto Água Boa). As plantas estão localizadas no Viveiro de Mudas do IFRJ/Pinheiral e na área de plantio da Coop-Proalt, que funciona na Fundação Beatriz Gama. Estas mudas passarão por um rigoroso controle de qualidade e beneficiamento. Somente depois desses processos  estes medicamentos serão disponibilizadas nas Unidades de Saúde, na forma de Droga Vegetal, destinadas ao tratamento de inúmeras doenças. Para ter acesso aos fitoterápicos será necessária prescrição médica ou de protocolos pré estabelecidos. Oito médicos já estão capacitados pelo Ministério da Saúde em Fitoterapia. Outros profissionais serão agregados ao projeto e capacitados para atuar na Farmácia Viva. As doenças a serem tratadas inicialmente serão as mais prevalentes, segundo dados epidemiológicos. Será produzido, por exemplo, o Xarope de Guaco, utilizado, entre outros, para o tratamento de doenças respiratórias. A lista de medicamentos inclui ainda a Espinheira Santa, destinada

principalmente ao tratamento de  doenças do aparelho digestivo; Melissa e Erva Cidreira, conhecidas para tratamento dos transtornos emocionais, entre outros.

“O projeto Farmácia Viva no município, através da Secretaria Municipal de Saúde, faz parte da área técnica em Práticas Integrativas e Complementares no SUS, e vem fortalecer a Política Nacional de Plantas Medicinais e Fitoterápicos, que desde 2006 incentiva a implantação desta política nos municípios. ""Quem opta por prescrever fitoterapia e almeja de fato o equilíbrio natural da saúde da pessoa assistida, ou de sua família, enxerga as pessoas de maneira mais abrangente, e com isso, a prescrição passa a ser, portanto uma escolha compartilhada, com toda responsabilidade técnica"", ressaltou a coordenadora da Área Técnica de Práticas Integrativas e Complementares da SMS, Fabíola Martins.

Outros dois aspectos marcantes da fitoterapia, segundo Fabíola Martins, são a questão da toxidade - onde vários estudos revelam que a tolerância aos fitoterápicos é, em geral, maior, se comparada aos fármacos sintéticos - e ainda o incentivo à geração de renda, por desenvolver uma agricultura orgânica com plantas medicinais, valorizando o produtor familiar.

"

Comentários