22 julho, 2014
Comentários

18:15 - Travestis, drags e transformistas em cena artística

"

Projeto “Nasce uma Cidade” terá cena inspirada na série “Geróticos”, de Clécio Penedo

 

O Nasce uma Cidade está com inscrições abertas para Oficina Travestis, Drags e Transformistas. Trata-se da composição de uma de suas cenas em que mais uma vez o Coletivo Teatral Sala Preta pretende contar a história de Barra Mansa, através da conexão entre os acontecimentos, a história, o lugar, as pessoas e a arte de Clécio Penedo.

O segundo encontro da oficina será na próxima segunda, dia 28, às 16h30, na Sala de Espetáculos Tulhas do Café, no Parque da Cidade, em Barra Mansa. Para quem quiser participar da cena podem se inscrevem pelo e-mail salapreta@gmail.com ou no próprio local do encontro. As oficinas, além de servirem para debater temas de interesse desse público, será um laboratório com exercícios de sensibilização para compor a cena.

O responsável pela oficina e criação da cena é o ator Danilo Nardelli. Ele explica que a máxima ""Cidadãos Arquitetos da Memória"" faz parte do contexto de toda a montagem do espetáculo. Segundo ele, referências do passado e atuais serviram para essa nova roupagem da cena.

“A cena das lavadeiras, que em 2010 e 2011 aconteceu na Rua Fresca (conhecida como Beira Rio), foi realizada por mulheres, mas agora terá uma nova roupagem. As referências partem de histórias atuais da cidade e claro nas obras de Clécio Penedo, dessa vez nas cenas eróticas de 1970, chamada Geróticos. Para entender melhor, basta lembrarmos que o local, - a Beira Rio - há cerca de cinco anos, tornou-se ponto de encontro de travestis. Outra referência usada para a composição dessa cena é através de histórias não oficiais, como a que uma travesti se jogou da Ponte dos Arcos”, explicou.

O “Nasce uma Cidade” é um desfile cívico-cênico que conta a história de Barra Mansa, que esse ano completa 182 de emancipação. O projeto já aconteceu em 2010 e 2011, com a participação média de 500 artistas em cada edição. Idealizado pelo Sala Preta e pelo Instituto Cultural Clécio Penedo, a montagem do projeto é feita por meio das Oficinas Culturais gratuitas do SESI Cultural. O desfile cívico-cênico percorre o circuito arquitetônico, histórico e cultural da cidade contando e recriando a memória de Barra Mansa.

"

Comentários