18:43 - Bispo Dom Francisco Biasin realiza missa na Santa Casa de Barra Mansa
"Ato religioso levou dezenas de funcionários, pacientes e familiares à capela da entidade
Em comemoração aos 155 anos da Santa Casa de Misericórdia de Barra Mansa, o bispo da diocese de Barra do Piraí – Volta Redonda, Dom Francisco Biasin, realizou na noite desta quarta-feira, dia 02, uma missa na capela da entidade. ""A Santa Casa sempre foi muito importante para a sociedade, e continua sendo. Esta entidade salva vidas e é por isso que estou aqui realizando essa missa. Que nossas orações sejam por todos que estão internados com problemas de saúde, seus familiares, e também por quem trabalha nesta casa”, disse o bispo ao iniciar o ato religioso.
A capela, que fica no segundo andar da Santa Casa, ficou lotada. Funcionários, pacientes e familiares participaram da celebração. “É um momento de alento para os nossos corações. Parabenizo a Santa Casa pela iniciativa de comemorar dessa forma o aniversário”, comentou o assistente de elétrica, Paulo Gomes, que estava visitando um paciente.
De acordo com o provedor da Santa Casa, Rafael Milton Teixeira, a entidade tem muito que comemorar. “Não é fácil manter a saúde financeira da Santa Casa, porque recebemos pouco do SUS (Sistema Único de Saúde) e do município, mas, mesmo assim, estamos nos modernizando cada vez mais, na parte estrutural e de gestão. Estamos reduzindo custos e otimizando potencias”, informou Rafael.
O hospital é ainda referência em cirurgia cardiovascular no estado do Rio de Janeiro. “Somos os primeiros em excelência nesse tipo de cirurgia no interior do estado. Estamos preparados para oferecer o melhor tratamento para os pacientes e isso é resultado de muitos anos de trabalho”, ressaltou o provedor.
Site – Ainda em comemoração aos 155 anos da entidade, entrou no ar o site da Santa Casa. A página na internet visa estabelecer melhor troca de informações com a comunidade e divulgar a Santa Casa de Misericórdia de Barra Mansa.
O início - A história da Santa Casa começou em 1859 quando o Barão de Guapi, eleito festeiro do Divino, realizou uma festa que arrecadou boa quantia em dinheiro. No dia 06 de Setembro de 1859, o barão e seus companheiros resolveram dar um nobre destino à renda obtida na festividade e criou a Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de Barra Mansa.
Foi assim, lançada a semente da Santa Casa. Diversos problemas na sociedade da época ocorreram e retardaram a edificação do hospital, como a “praga do café” e a guerra do Paraguai.
Em 1866, o médico Dr. Manoel do Rego Macedo tomou para si a tarefa de levar a cabo o empreendimento. Para esse fim promoveu uma subscrição pública, na qual tinha lugar ricos e pobres. Organizou quermesses e solicitou do governo e dos consignatários das barcas os favores de transporte de que podiam dispor. Conseguiu levantar a soma próxima de 20 contos de réis, que utilizou para comprar do Comendador João Thomaz, o prédio em que foi instalada a Santa Casa e ainda se localiza até os dias atuais.
Legalizado o título de compra, foi inaugurado no dia 02 de Julho de 1867 com o nome de Santa Casa e os Auspícios de Santa Isabel, o hospital.
"
Comentários