12 agosto, 2014
Comentários

18:47 - Volta Redonda vai inaugurar primeiro Centro de Atividades Múltiplas

"

Unidade, no bairro Siderópolis, será inaugurada na quinta-feira (dia 14), às 9h


O prefeito Antônio Francisco Neto e o secretário de Ação Comunitária, Munir Francisco inauguram nesta quinta-feira (dia 14), às 9h, o primeiro Centro de Atividades Múltiplas (CAM) de Volta Redonda. De acordo com a diretora do Departamento de Proteção Básica (DPB) da Secretaria Municipal de Ação Comunitária (Smac), Rosane Marques, o CAM funcionará como um braço do Centro de Referência da Assistência Social (Cras) do bairro Vila Rica (Jardim Tiradentes). “Esta unidade funcionará com o apoio dos técnicos, psicólogos e assistentes sociais do centro social do Vila Rica, que é muito bem estruturado. Para construir um Cras em determinada comunidade é necessário ter a demanda de pelo menos 5 mil famílias, e este não é o caso do Siderópolis, que tem a demanda de 1 mil famílias, por isso, o bairro está recebendo um CAM”, explicou Rosane.

O CAM do Siderópolis terá espaços para oficinas para geração de renda, reuniões da comunidade e grupos da melhor idade, além de lazer, atividades de esportes e cultura. “Vamos promover ali o fortalecimento de vínculos familiares e sociais entre crianças, adolescentes, jovens e idosos. Para isso, vamos desenvolver atividades de convivência e de integração familiar, melhorando assim a qualidade de vida dos usuários do CAM”, afirmou a diretora, lembrando que os cursos de geração de renda ainda estão sendo definidos e serão anunciados para a comunidade no dia da inauguração.

A unidade, que fica na Rua 60, nº 2002, receberá o nome de Sebastião Emiliano Alves, um dos primeiros moradores do bairro Siderópolis. Por volta de 1943, a CSN adquiriu gado holandês para produção de leite e Sr. Emiliano, como era mais conhecido, foi o encarregado de cuidar e produzir o leite. Exatamente onde funcionava o Clube Versátil era o curral.  Em uma área mais próxima, que hoje é um residencial, Emiliano plantava feijão, milho e hortaliças e criava outros animais para o consumo e sustento da família. Ele aposentou-se da CSN e viveu no bairro, no final da Rua 60, durante toda a vida. O Sr. Emiliano faleceu em 1974, aos 68 anos.

 

"

Comentários