02 julho, 2014
Comentários

19:35 - Produtores rurais e representantes da secretaria de Educação se reúnem em Barra Mansa

"

Encontro visa estimular produção rural para atender demanda de merenda escolar

Aproximadamente 40 produtores rurais de Barra Mansa participaram de uma reunião com representantes das secretarias municipais de Educação e de Desenvolvimento Rural. Também participaram do encontro representantes da Emater-Rio (Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado do Rio), dos sindicatos patronal e dos trabalhadores rurais e da UFF (Universidade Federal Fluminense). O objetivo da reunião, que aconteceu no distrito de Floriano, foi estimular os produtores rurais a investir na diversidade produtiva e atender, dessa forma, a merenda escolar das escolas do município.

De acordo com a secretaria municipal de Educação, há uma lei federal que obriga o município a comprar, pelo menos, 30% da merenda escolar de agricultores familiares, por meio do Pnae (Programa Nacional de Alimentação Escolar). Para o secretário municipal de Desenvolvimento Rural, Leandro Machado, a legislação fomenta a economia. “É mais dinheiro circulando no município, além de gerar mais emprego e renda para o trabalhador rural”, comentou Leandro.

A nutricionista da secretaria de Educação, técnica responsável pela alimentação escolar, Janaína Marques de Almeida, explicou que a ação também garante mais qualidade na merenda. “Atualmente, Barra Mansa já possui uma boa qualidade da merenda nas escolas, mas, obviamente, comprando um produto que não precise de tanto tempo de deslocamento, conseguimos ainda mais qualidade”, ressaltou.

Celso Souza Silva, analista de Reforma Agrária do Incra (Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária), falou em nome dos produtores da

Fazenda do Salto (área de assentamento em Floriano). “Com certeza, esse é um grande incentivo ao produtor, ainda mais àqueles que estão em área de assentamento. É uma ótima oportunidade de garantir a venda da produção”, assegurou.

Durante o encontro, os produtores também puderam se informar sobre o Pnae. “É uma oportunidade de colocar frente a frente produtor e comprador, que, no caso, é a prefeitura. É uma forma de explicar como é possível ser realizada essa compra e como os produtores podem investir”, concluiu Leandro.

"

Comentários