23 janeiro, 2015
Comentários

20:00 - Profissionais recebem orientação para aperfeiçoar detecção de casos hanseníase em Barra Mansa

"

Nesta quinta-feira, dia 22, aproximadamente 60 profissionais da área de saúde da prefeitura de Barra Mansa participaram de capacitação para aperfeiçoar a busca e detecção de casos de hanseníase no município. O treinamento foi ministrado pelo médico de referência da doença na cidade, José Luiz Martins, no auditório da Santa Casa de Misericórdia.

De acordo com a coordenadora do setor de hanseníase da secretaria municipal de Saúde, Juliana dos Santos Russi, é primordial a detecção da doença o mais cedo possível. ""O bacilo pode ficar incubado de três a cinco anos sem se manifestar nos pacientes. A primeira forma de aparecimento da doença são manchas brancas e avermelhadas no corpo, sem sensibilidade, podendo atingir os nervos do paciente”, explicou a coordenadora, ressaltando que a doença é transmitida por meio de gotícula de saliva e contato respiratório.

“O tratamento da hanseníase é oferecido pelo SUS gratuitamente e pode durar de seis a doze meses. Quanto antes o paciente buscar ajuda, melhor será a qualidade de vida durante o tratamento”, enfatizou Juliana.

"

Comentários