01 julho, 2014
Comentários

20:13 - Centro Dia da Pessoa Idosa promove festa julina para usuários nesta quinta-feira (dia 3)

"

Unidade da Secretaria Municipal de Ação Comunitária funciona no bairro Aterrado e atende diariamente cerca de 60 idosos

Buscando uma interação maior entre os idosos atendidos o Centro Dia do Idoso no Aterrado fará uma animada festa julina, o Arraiá do Centro Dia, com a participação do Departamento de Proteção Especial da Secretaria Municipal de Ação Comunitária (Smac). O evento será nesta quinta-feira (dia 7), de 14h às 17h. O Centro Dia do Idoso atende pessoas em situação de semi abandono ou violação de direitos, e aquelas que buscam os abrigos e albergues do município. O local, que fica na Rua 12 de Outubro, nº 285, no Aterrado, funciona de segunda à sexta-feira, das 8h às 16h, e atende 60 idosos. Também participarão do Arraiá do Centro Dia usuários do CAPD (Centro de Atendimento à Pessoa com Deficiência), usuários do CREA, do Albergue Seu Nadim e abrigos do município.

Segundo informou a assistente social do Centro Dia, Vivian Cristina, o evento terá barracas com caldos e comidas típicas da época julina, contando com dança de quadrilha, apresentação de sanfoneiros que vão dar mais um tempero ao Arraiá do Centro Dia. Toda a equipe do Departamento de Proteção Especial da Smac estará presente e participando da festa, que promove a inclusão das pessoas e aproximação maior entre todos os usuários que lutam pelos seus direitos como cidadãos. Um grupo de teatro da Academia da Melhor Idade, que tem como sede de ensaios o Estádio da Cidadania Raulino de Oliveira, vai apresentar uma peça para animar ainda mais o arraiá.

Centro Dia do Idoso - O órgão da Smac defende os direitos da pessoa idosa dando-lhes assistência diária: a maioria é levada por familiares para passar uma boa parte do dia na companhia de outras pessoas. A coordenadora do Centro Dia, a pedagoga Rosilene Pisaneschi Martinho, destacou que a entidade já recebeu idosos de até 102 anos. Segundo ela, atualmente a pessoa mais idosa assistida tem 96 anos.

“Aqui as pessoas idosas na sua maioria tem mais de 70 anos. Quando chegam têm café da manhã, almoço, lanche e oficinas de memória, oficinas de dança e movimentos, de cuidados, de convivência e estimulação para que saiam do isolamento e não tenham chance de cair em depressão. Se chegam tristes, logo já ficam alegres com as atividades que praticam”, afirmou ela. “Alguns usuários a gente busca nas casas com duas vans da prefeitura. E outras são trazidas pelos familiares. Antes, eles passam por uma visita domiciliar da equipe para verificar se têm o perfil para o atendimento do Centro Dia. Além das atividades diárias, planejamos passeios e comemoramos datas festivas com músicas e atividades”, completou, afirmando ainda que a festa julina será um grande acontecimento para os usuários que buscam um pouco de diversão e fortalecimento das amizades entre os grupos.

Carinho, atenção, cuidados e profissionalismo são a metodologia da equipe nas atividades diárias que espantam a depressão – uma porta aberta para novas doenças – e criam um ambiente de amizade  e integração entre os seus usuários, com músicas, jogos, palestras de valorização do relacionamento que se constrói diariamente pelos seus frequentadores neste espaço público. A psicóloga Rubianara Cabral cita que todas as atividades que são praticadas no Centro Dia pelos idosos assistidas ajudam na melhoria do relacionamento, retirando-os do isolamento social e dando a eles uma boa qualidade de vida. A equipe do Centro Dia é formada por psicólogos, fisioterapeutas, assistente social, oficineiros, pedagogos, cuidadores de idosos, cozinheiros, ajudantes de cozinha, motorista e serviços gerais, com um total de 17 pessoas.

"

Comentários