01 julho, 2014
Comentários

20:16 - Secretaria de Saúde promove curso da Iniciativa Unidade Básica Amiga da Amamentação (IUBAAM)

"

Cerca de 60 profissionais de 15 unidades de saúde participam da capacitação que começou em junho e segue até julho

Cerca de 60 profissionais de saúde que integram as equipes de 14 Unidades Básicas de Saúde da Família (UBSFs) e da Policlínica da Mulher participam do curso da Iniciativa Unidade Básica Amiga da Amamentação (IUBAAM). A capacitação, realizada pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS), começou em junho e segue até julho, com aulas nas dependências do Centro Universitário do UniFOA, no Aterrado.

“O objetivo do curso, que tem a duração de 24 horas, sendo 20 horas teóricas e quatro práticas, é qualificar os profissionais de saúde para o desenvolvimento de ações promotoras do aleitamento materno visando à implantação dos Dez Passos Para o Sucesso da Amamentação”, informou a coordenadora da Área Técnica de Saúde da Criança e do Adolescente, a enfermeira Gina Moraes, ressaltando que essa capacitação é uma das primeiras etapas para a conquista da certificação da Iniciativa Unidade Básica Amiga da Amamentação (IUBAAM) pelas unidades participantes.

Vários temas envolvendo a amamentação são abordados no decorrer do curso, dentre eles a importância do aleitamento materno exclusivo até os seis meses de idade e sua complementação com alimentos saudáveis até os dois anos ou mais; o manejo da amamentação, além das leis de proteção ao apoio e aleitamento materno e questões psicoemocionais e sexualidade. “Essa capacitação busca formar instrutores multiplicadores do Curso da IUBAAM e, principalmente, fortalecer o aleitamento materno no município, através da padronização da linguagem e da informação oferecida as mulheres e a comunidade assistida pelas nossas unidades de saúde”, acrescentou a coordenadora.

REDE DE APOIO – Volta Redonda possui atualmente uma rede de incentivo ao aleitamento materno constituída por 12 Unidades Básicas Amigas da Amamentação (IUBAAM), 1 Hospital Amigo da Criança (HSJB), 1 Banco de Leite Humano (HSJB), o Programa Bombeiro Amigo do Peito, que apoia o banco de Leite Humano, a Pastoral da Criança, com lideranças comunitárias que promovem o aleitamento materno, além da implantação do Método Canguru na UTI Neonatal do HSJB.

A garantia às funcionárias públicas municipais da extensão da licença maternidade para 180 dias é outra iniciativa que também favorece a prática da amamentação. “A nossa proposta a partir desta capacitação é aumentar essa rede de apoio chegando a 27 Unidades detentoras do título de IUBAAM”, afirmou Gina Moraes. A Policlínica da Mulher e as UBSFs do Açude I, Jardim Belmonte, Belmonte, Coqueiros, Verde Vale, Vila Brasília, Mariana Torres, Eucaliptal, São Carlos, Vila Americana, Vila Rica Três Poços, Vila Rica Tiradentes, Roma II e Ponte Alta são as unidades que estão se capacitando para a conquista desta certificação.

Conheça os Dez Passos para o Sucesso da Amamentação - IUBAAM

1 – Ter uma norma escrita quanto à promoção, proteção e apoio ao aleitamento materno que deverá ser rotineiramente transmitida à equipe da unidade de saúde.

2 – Treinar toda a equipe da unidade de saúde, capacitando-a para implementar esta norma.

3 – Orientar as gestantes e mães sobre seus direitos e as vantagens do aleitamento materno, promovendo a amamentação exclusiva até os seis meses e complementada até os dois anos de vida ou mais.

4 – Escutar as preocupações, vivências e dúvidas das gestantes e mães sobre a prática de amamentar, apoiando-as e fortalecendo sua autoconfiança.

5 – Orientar as gestantes sobre a importância de iniciar a amamentação na primeira hora após o parto e de ficar com o bebê em alojamento conjunto.

6 – Mostrar às gestantes e mães como amamentar e como manter a lactação, mesmo se estiverem separadas de seus filhos.

7 – Orientar as nutrizes sobre o método da amenorreia lactacional e outros métodos contraceptivos adequados à amamentação.

8 – Encorajar a amamentação sob livre demanda.

9 – Orientar gestantes e mães sobre os riscos do uso de fórmulas infantis, mamadeiras e chupetas, não permitindo propaganda e doações destes produtos na unidade de saúde.

10 – Implementar grupos de apoio à amamentação acessíveis a todas as gestantes e mães, procurando envolver os familiares.

"

Comentários