21:00 - BM: Música, arte, educação e diversidade cultural são as atrações do Festival Polifonia de Música
"Há quase uma semana para o Festival Polifonia, a expectativa para os organizadores, público e músicos é grande. São esperadas três mil pessoas para o evento, que será realizado no sábado, 1º de novembro, no Campus Cicuta (em Volta Redonda) do Centro Universitário de Barra Mansa (UBM). As atrações foram escolhidas para proporcionar aos convidados uma verdadeira imersão cultural, com possibilidade de conhecer os artistas da região Sul Fluminense e participar de diversas oficinas e palestras com personalidades que são referências na música independente do país.
“Há uma rica produção musical regional que muita gente não conhece. O Festival foi todo construído em torno do conceito de ‘convivência’. Por isso contamos com uma extensa programação que envolve atividades com música, artes visuais e interações que estimulam o diálogo entre crianças, jovens e adultos. A proposta é que as pessoas passem o dia no UBM Campus Cicuta, se divertindo, dialogando, e claro, ouvindo muita música!”, conta a produtora e idealizadora do evento, Ana Paula Antunes.
Além dos shows, as pessoas que comparecerem ao festival poderão participar de oficinas vocacionais, oferecidas pelos cursos de graduação do UBM. Cerca de 120 acadêmicos, entre professores e alunos, estarão apresentando as carreiras de forma dinâmica com atividades interativas para toda família. Atualmente, o UBM oferece mais de 150 cursos entre graduação, pós-graduação e extensão.
“É um evento focado em um publico diferenciado, que dialoga com as ideias do UBM. O carro chefe da instituição não é apenas a graduação. É um coletivo de ações que envolvem a oferta de serviço em torno do conhecimento, isso é um pouco da ideia de educação continuada”, explica o coordenador de cultura e integração do UBM, Marcelo Bravo. “Estamos estudando a possibilidade de que as boas-vindas dos calouros seja feita anualmente com o festival, para que eles possam ser recebidos com música, cultura, alegria, paz, harmonia e muita convivência”, completa.
O Festival é uma iniciativa do projeto Polifonia, que nasceu de uma pesquisa cujo objetivo é mapear e catalogar discos produzidos em uma determinada região. O evento é um desdobramento do catálogo musical que já possui 96 bandas e/ou grupos cadastrados na internet (www.polifonia.art.br). A realização do Festival é do UBM em parceria com o SESI Cultural. São apoiadores do evento o Espaço Cultural Francisco de Assis França (ECFA) e o Levante Cultural.
Atrações
A partir das 9h os participantes podem conferir uma série de atividades pensadas para envolver o público no clima musical e cultural. Nesta primeira edição, as principais atrações ficam por conta do produtor Paulo André Moraes, que atua no contexto dos festivais de música independentes e, no campo da educação musical, o instrumentista, arranjador e compositor Adamo Prince, criador do Método Prince, que tem sido aplicado no curso de Graduação e Licenciatura em Música do UBM.
Os que se interessam pela grafitagem e pelas artes visuais poderão conferir o trabalho de Rafo Castro na exposição de Lambs, e participar da oficina de colagem orientada pela designer Ana Costa. Quem comparecer ao Festival Polifonia poderá gravar músicas (voz e violão) em um antigo gravador de rolo na atividade chamada ""Cabine Jukebox"", uma parceria com o Estúdio Junkebox. Haverá ainda oficina de Percussão, Grafite, Slackline, entre outras.
A programação ainda poderá ser modificada com a inserção de novas atividades paralelas e convidados para participar da Mesa Redonda. Quem chegar na parte da manhã terá a disposição locais para venda de refeições e lanches durante todo o dia. Não será permitida a entrada com bebidas alcóolicas e menores de 14 anos devem estar acompanhados de um responsável. A entrada é gratuita. O Campus Cicuta fica na Rua Luis Guilherme de Ataíde Cruz, a cinco minutos da Vila Santa Cecília, em Volta Redonda. Confira abaixo a programação completa do evento.
Programação Festival Polifonia
PALESTRAS (A partir das 9h)
9h às 11h – MÚSICA & MERCADO
TIPO: BATE-PAPO
PALESTRANTE: Paulo André (Festival Abril Pro Rock)
9h às 12h – MÚSICA & EDUCAÇÃO
TIPO: MESA REDONDA
MEDIADOR: Prof. Alberto Boscarino (UBM)
CONVIDADOS: Adamo Prince, Vantoil Souza (OSBM) e + a confirmar
PALCO SESI CULTURAL (A partir das 13h)
STUDIO SETOR (SETOR SESSION)
IVE SEIXAS (RESENDE)
ALL THE POSTCARDS (ANGRA DOS REIS)
7CANTOS (BARRA MANSA)
AMPLEXOS (VOLTA REDONDA)
SALA ESPACIAL (SÃO PAULO)
QUARTO DO L (VOLTA REDONDA)
BEATBASS HIGH TECH: DJ SETS (VOLTA REDONDA)
ATIVIDADES E OFICINAS
(A partir das 10h)
OFICINA DE PERCUSSÃO (ECFA)
OFICINA DE SLACKLINE (JÚLIO GONÇALVES)
OFICINA DE COLAGEM (ANA COSTA)
EXPOSIÇÃO (RAFO CASTRO)
GRAFITE (ANDERSON SOUZA)
RAPEL
(Após o almoço, retomada a partir das 14h até às 18h)
CABINE JUKEBOX (ESTÚDIO JUKEBOX)
OFICINA DE PERCUSSÃO (ECFA)
OFICINA DE SLACKLINE (JÚLIO GONÇALVES)
OFICINA DE COLAGEM (ANA COSTA)
EXPOSIÇÃO DE LAMBS (RAFO CASTRO)
GRAFITE (ANDERSON SOUZA)
RAPEL
"
Comentários