02 março, 2012
Comentários

7:09 - Educação de Piraí implanta horário integral

"

A partir da próxima segunda-feira, 5 de março, cerca de 1 mil alunos de cinco escolas da rede da Prefeitura de Piraí começarão a viver uma experiência diferente. Eles serão os primeiros a participar do Programa Jornada Ampliada, passando a estudar em horário integral. Além das 4 horas diárias normais, terão mais 3 horas de atividades, que incluem reforço em determinadas matérias e oficinas diversas, entre elas xadrez, teatro, dança, rádio e jornal.
Para a implantação do programa Jornada Ampliada, a Secretaria de Educação de Piraí firmou convênio com os Ministérios da Educação e de Esporte, responsáveis pelos projetos Mais Educação e 2º Tempo, que repassam recursos financeiros para a contratação dos professores que ministrarão as oficinas. A prioridade na contratação foi para  estudantes universitários de cada especialidade. As vagas não preenchidas por universitários foram ocupadas por profissionais liberais com atuação nas áreas escolhidas.

Mais oportunidades
O Programa Jornada Ampliada está sendo implantado, inicialmente, em cinco escolas: Lúcio de Mendonça e CIEP Municipalizado Professora Margarida Thompson, na sede do município; Aurelino Gonçalves Barbosa, em Cacaria; Rosa Carelli da Costa, no Varjão; e Luiz Marinho Vidal, na Jaqueira.
O projeto Mais Educação está sendo coordenado pelas professoras Cláudia Maria e Dorcas da Fonseca Oliveira e o 2º Tempo pelo professor Daniel Alves, especialista na área de Educa Física. Para a execução das oficinas, foram contratados 32 profissionais nas atividades de reforço escolar (Português e Matemática), rádio e jornal escolar, dança, teatro, hip-hop, xadrez, taekwondo, capoeira, karatê, horta escolar, artesanato e informática. À exceção de Português e Matemática, que serão oferecidas em todas as unidades, as atividades extracurriculares variarão conforme a escola.
Para Cláudia Maria, o Programa Jornada Ampliada dará mais oportunidades aos alunos de terem atendidas suas necessidades, tanto no aspecto de melhoria de aprendizagem como na descoberta de aptidões:
“Os alunos ficarão mais tempo na escola e poderá ocupar o tempo ocioso que tinham na maioria dos dias com atividades cognitivas e esportivas, além de oficinas que darão a eles possibilidade de desenvolver suas habilidades, preparando-os também para o mercado de trabalho”, afirma Cláudia Maria.
A Secretária de Educação, Ângela Fajardo Reis, vê como muito importante a possibilidade que o programa traz de manter o aluno por mais tempo na escola e oferecer a ele opções de ocupar seu tempo de forma produtiva:
“A ampliação do tempo de permanência dos alunos nas escolas é um dos aspectos mais importantes para que possamos melhorar o nível de aprendizagem. E o Programa Mais Educação tem esse objetivo. Busca proporcionar atividades que melhorem o ambiente escolar, oferecendo, para isso, atividades esportivas, de lazer e cultura, entre outras. Estamos começando o programa em cinco escolas, mas vamos ampliá-lo a toda a nossa rede”, explica a Secretária.
Alexandre Silveira, um dos profissionais liberais contratados, vai ministrar oficinas de rádio escolar e se mostra bastante motivado com a nova experiência:
“Será muito interessante poder passar minha experiência para os estudantes. Espero poder contribuir para melhorar ainda mais a formação deles e também para que fiquem mais bem informados sobre essa atividade interessantíssima que é o rádio”, afirmou Alexandre.   

Piraí musical
Além do Jornada Ampliada, a outra novidade da educação de Piraí neste primeiro semestre será a implantação do projeto Piraí Musical, em parceria com a Secretaria de Educação do Estado e a ONG Ação Social pela Música, que tem o patrocínio da Oi. O projeto visa à melhoria da educação de um modo geral, por meio da música. Para isso, entre as metas está a formação de uma orquestra de cordas composta só de alunos da rede municipal de ensino.
Para aplicação do projeto, a Prefeitura oferece espaço e os instrumentos. A ONG fornece os professores para as aulas. Os instrumentos já começaram a chegar e o projeto será iniciado ainda mês, inicialmente com aulas pata 100 alunos, no CIEP municipalizado Professora Margarida Thompson, no bairro Casa Amarela.
O projeto foi criado na Venezuela e está sendo aplicado em vários países. No Brasil, foi implantado há 15 anos pelo maestro David Machado, já falecido, mas teve seguimento sob a coordenação de sua esposa, a violoncelista e produtora cultural Fiorella Solares.

"

Comentários