06 março, 2012
Comentários

7:19 - O bloco Mulheres de Chico se apresenta no dia 11/3, no Sesc Barra Mansa, com entrada franca

"

Repertório é formado por músicas de Chico Buarque, que ganham uma releitura original

O SESC Barra Mansa comemora o Dia Internacional da Mulher com uma apresentação especial do bloco Mulheres de Chico, no dia 11/3, às 15h, com entrada franca. O grupo, integralmente feminino, é formado por 30 batuqueiras oriundas de vários blocos do Rio de Janeiro, mas que possuem algo em comum: a admiração pelo compositor, cantor e poeta Chico Buarque de Hollanda. O bloco, idealizado pelas cuiqueiras Gláucia e Vivian, ganhou as ruas do Rio de Janeiro no final de 2006, chamando a atenção dos foliões, que foram assistir ao primeiro desfile da turma, no Leblon, no Carnaval de 2007.

Com cerca de 30 batuqueiras, as integrantes tocam repertório composto apenas de músicas de Chico Buarque, como ?Cotidiano?, ?A volta do malandro?, ?Quem te viu, quem te vê?, ?Feijoada completa?, ?Construção?, entre outros. O Bloco toca normalmente no primeiro sábado depois do carnaval na Praça Antero de Quental, no Leblon. Durante o ano, o Mulheres de Chico toca em diversas casas do Rio de Janeiro, como Teatro Rival Petrobras, Estrela da Lapa, Teatro Odisséia, Sala Baden Powell e Centro de Referência da Música Carioca.

Com as cores vermelho e rosa no seu estandarte, o Mulheres de Chico já faz parte do calendário oficial do carnaval do Rio de Janeiro, e vem conquistando um público de idades e perfis variados, com charme, animação, figurinos e adereços alegres e descontraídos. Em 2006, quando as batuqueiras prepararam seu primeiro desfile carnavalesco, a proposta posta em prática foi interpretar as canções dentro de uma estética inusitada, com destaque para a formação instrumental tradicional das Escolas de Samba.

Assim nascia o Bloco Mulheres de Chico (MDC), que logo chamou a atenção dos foliões que foram assistir ao seu primeiro desfile, no estilo concentra-mas-não-sai. Desde então, o grupo feminino vem recriando a obra de Chico, ganhando visibilidade no cenário musical brasileiro, com arranjos que exploram ritmos como o samba, o ijexá, o côco, o jongo, a marchinha, o maculelê e o funk carioca. A consagração se deu em 2008, quando o bloco tocou na famosa Feijoada da Estação Primeira de Mangueira.

O grupo também costuma se apresentar em festivais de música em diversas cidades do Brasil, como Brasília, Juiz de Fora, Belém, Manaus, Palmas e São Paulo. No carnaval de 2011, o Mulheres de Chico transferiu seu desfile da Praça Antero de Quental para a praia do Leblon, na altura do Posto 12, ganhando ainda mais foliões: no carnaval do ano passado, reuniu cerca de 20 mil foliões, transformando o final do Leblon num grande baile que uniu diversas gerações. Em homenagem aos cinco carnavais, o bloco lançou CD e camisetas comemorativas. O grupo ainda incluiu em seu repertório alguns dos afrosambas de Vinicius de Moraes e Baden Powell e a versão em japonês da canção ?A Banda?.


FICHA TÉCNICA

FUNDADORAS

Gláucia Cabral e Vivian Freitas

DIREÇÃO MUSICAL E REGÊNCIA

Flavia Costa


ARRANJOS

Flavia Costa e Valmir Ribeiro (com a colaboração das batuqueiras)


CANTORAS

Fernanda Velloso, Luciana Coló e Ursula Baldanza


BANDOLIM E CAVACO

Mônica Leme


BAIXO

Luciana Requião e Mayra Oliveira


BATERIA

surdos

Aline Cunha, Daniele Martini, Joe Viegas, Márcia Moreira e Michele Rumchinsky

caixas


Flavia Costa e Mako Tanaka

repiques

Mannu Oliveira

amborins

Malu Di Sipio e Manu Rios

agogôs

Fernanda Pereira e Paula Villela

chocalhos

Angela Souza e Teca Macedo

cuícas

Gláucia Cabral e Vivian Freitas


REPERTÓRIO

Cotidiano

A volta do malandro

Morena de Angola

Samba do grande amor

Deixe a menina

Quem te viu, quem te vê

Apesar de você

Feijoada completa

A banda

Noite dos Mascarados

Não existe pecado ao sul do Equador

Boi voador não pode

Jorge maravilha

Piano na Mangueira

Morena dos olhos d'água

História de uma gata

Vai passar

Construção

Deus lhe pague

Geni e o Zepelim

Partido Alto

Marchinha das Mulheres

Samba pra Chico

Homenagem ao malandro

Vai trabalhar vagabundo

Será Que Chico Vem?

Baioque

Não Sonho Mais

Até o Fim

Chão de Esmeraldas

Roda-Viva

Bye Bye, Brasil

Acorda Amor

A Rita

A Rosa

O Que Será Que Será

Canto de Ossanha

Sem Compromisso

Berimbau

Sou Eu


SERVIÇO

Apresentação do grupo Mulheres de Chico

Dia 11 de março de 2012

15h

Sesc Barra Mansa - Rua Tenente José Eduardo 560

Tel: 24-3324-2630

Entrada franca

Classificação livre

REALIZAÇÃO
Sesc Rio

PRODUÇÃO
Mega Entretenimento

"

Comentários