7:19 - O bloco Mulheres de Chico se apresenta no dia 11/3, no Sesc Barra Mansa, com entrada franca
"Repertório é formado por músicas de Chico Buarque, que ganham uma releitura original
O SESC Barra Mansa comemora o Dia Internacional da Mulher com uma apresentação especial do bloco Mulheres de Chico, no dia 11/3, às 15h, com entrada franca. O grupo, integralmente feminino, é formado por 30 batuqueiras oriundas de vários blocos do Rio de Janeiro, mas que possuem algo em comum: a admiração pelo compositor, cantor e poeta Chico Buarque de Hollanda. O bloco, idealizado pelas cuiqueiras Gláucia e Vivian, ganhou as ruas do Rio de Janeiro no final de 2006, chamando a atenção dos foliões, que foram assistir ao primeiro desfile da turma, no Leblon, no Carnaval de 2007.
Com cerca de 30 batuqueiras, as integrantes tocam repertório composto apenas de músicas de Chico Buarque, como ?Cotidiano?, ?A volta do malandro?, ?Quem te viu, quem te vê?, ?Feijoada completa?, ?Construção?, entre outros. O Bloco toca normalmente no primeiro sábado depois do carnaval na Praça Antero de Quental, no Leblon. Durante o ano, o Mulheres de Chico toca em diversas casas do Rio de Janeiro, como Teatro Rival Petrobras, Estrela da Lapa, Teatro Odisséia, Sala Baden Powell e Centro de Referência da Música Carioca.
Com as cores vermelho e rosa no seu estandarte, o Mulheres de Chico já faz parte do calendário oficial do carnaval do Rio de Janeiro, e vem conquistando um público de idades e perfis variados, com charme, animação, figurinos e adereços alegres e descontraídos. Em 2006, quando as batuqueiras prepararam seu primeiro desfile carnavalesco, a proposta posta em prática foi interpretar as canções dentro de uma estética inusitada, com destaque para a formação instrumental tradicional das Escolas de Samba.
Assim nascia o Bloco Mulheres de Chico (MDC), que logo chamou a atenção dos foliões que foram assistir ao seu primeiro desfile, no estilo concentra-mas-não-sai. Desde então, o grupo feminino vem recriando a obra de Chico, ganhando visibilidade no cenário musical brasileiro, com arranjos que exploram ritmos como o samba, o ijexá, o côco, o jongo, a marchinha, o maculelê e o funk carioca. A consagração se deu em 2008, quando o bloco tocou na famosa Feijoada da Estação Primeira de Mangueira.
O grupo também costuma se apresentar em festivais de música em diversas cidades do Brasil, como Brasília, Juiz de Fora, Belém, Manaus, Palmas e São Paulo. No carnaval de 2011, o Mulheres de Chico transferiu seu desfile da Praça Antero de Quental para a praia do Leblon, na altura do Posto 12, ganhando ainda mais foliões: no carnaval do ano passado, reuniu cerca de 20 mil foliões, transformando o final do Leblon num grande baile que uniu diversas gerações. Em homenagem aos cinco carnavais, o bloco lançou CD e camisetas comemorativas. O grupo ainda incluiu em seu repertório alguns dos afrosambas de Vinicius de Moraes e Baden Powell e a versão em japonês da canção ?A Banda?.
FICHA TÉCNICA
FUNDADORAS
Gláucia Cabral e Vivian Freitas
DIREÇÃO MUSICAL E REGÊNCIA
Flavia Costa
ARRANJOS
Flavia Costa e Valmir Ribeiro (com a colaboração das batuqueiras)
CANTORAS
Fernanda Velloso, Luciana Coló e Ursula Baldanza
BANDOLIM E CAVACO
Mônica Leme
BAIXO
Luciana Requião e Mayra Oliveira
BATERIA
surdos
Aline Cunha, Daniele Martini, Joe Viegas, Márcia Moreira e Michele Rumchinsky
caixas
Flavia Costa e Mako Tanaka
repiques
Mannu Oliveira
amborins
Malu Di Sipio e Manu Rios
agogôs
Fernanda Pereira e Paula Villela
chocalhos
Angela Souza e Teca Macedo
cuícas
Gláucia Cabral e Vivian Freitas
REPERTÓRIO
Cotidiano
A volta do malandro
Morena de Angola
Samba do grande amor
Deixe a menina
Quem te viu, quem te vê
Apesar de você
Feijoada completa
A banda
Noite dos Mascarados
Não existe pecado ao sul do Equador
Boi voador não pode
Jorge maravilha
Piano na Mangueira
Morena dos olhos d'água
História de uma gata
Vai passar
Construção
Deus lhe pague
Geni e o Zepelim
Partido Alto
Marchinha das Mulheres
Samba pra Chico
Homenagem ao malandro
Vai trabalhar vagabundo
Será Que Chico Vem?
Baioque
Não Sonho Mais
Até o Fim
Chão de Esmeraldas
Roda-Viva
Bye Bye, Brasil
Acorda Amor
A Rita
A Rosa
O Que Será Que Será
Canto de Ossanha
Sem Compromisso
Berimbau
Sou Eu
SERVIÇO
Apresentação do grupo Mulheres de Chico
Dia 11 de março de 2012
15h
Sesc Barra Mansa - Rua Tenente José Eduardo 560
Tel: 24-3324-2630
Entrada franca
Classificação livre
REALIZAÇÃO
Sesc Rio
PRODUÇÃO
Mega Entretenimento
Comentários