26 fevereiro, 2015
Comentários

8:42 - Itatiaia: Educação inicia projeto “Escotismo na Escola”

"

Além de projetos e ações de desenvolvimento pessoal, o grupo escoteiro desenvolverá projetos de ajuda comunitária e contribuição com o meio ambiente

A Secretaria Municipal de Educação deu início ao projeto “Escotismo na Escola”, no Colégio Municipal Dom Ottorino Zanon, em Penedo. Com o apoio técnico da União dos Escoteiros do Brasil, por intermédio do escotista Ivan Bordalo Monteiro, a iniciativa recebeu a autorização provisória para o funcionamento de uma nova Tropa Escoteira em Penedo.

Neste período introdutório serão desenvolvidas atividades internas de modo a ensinar aos jovens as finalidades e características do Movimento Escoteiro e o desenvolvimento de diversas habilidades necessárias para a prática escoteira. Além de projetos e ações de desenvolvimento pessoal, o grupo escoteiro desenvolverá projetos de ajuda comunitária e contribuição com o meio ambiente.

Segundo a secretária de Educação, Elenir Laurindo, que foi escolhida como diretora de Escotismo do projeto, “ o grupo já conta com diversas parcerias como a da Secretaria Municipal de Meio Ambiente. A primeira proposta será a criação de um programa de recuperação de mata ciliar no município, denominada “A mata de uma escola a outra”. Os alunos e escoteiros farão coleta de sementes, plantio de árvores nativas e cultivo em viveiro florestal a ser construído na própria escola”, explicou.

Para a construção do Viveiro Floresta, o 127º Grupo Escoteiro Dom Ottorino Zanon sediará um evento regional denominado “Mutirão Regional Pioneiro”. Com o objetivo de planejar este evento, a direção local do grupo escoteiro recebeu nesta terça-feira (24) a visita de diversos técnicos da Diretoria Regional da Região Escoteira do Rio de Janeiro, dentre eles do Diretor Administrativo André Carreira e o Coordenador Regional Pioneiro Fernando de Siqueira Barros.

- Este evento poderá ter a participação de mais de 150 escoteiros de todo o estado do Rio de Janeiro, com idade entre 18 e 21 anos. Além da construção do viveiro, este mutirão planeja o desenvolvimento de outras propostas como o cultivo de bambus para a construção de equipamentos, instrumentos e materiais, o plantio de árvores nativas, a construção de um sistema de captação de água de chuva, dentre outras ações que contribuirão com o programa ambiental na localidade e o funcionamento da escola, relatou o Diretor Administrativo do Projeto, Lucas Silva.

A primeira fase compreende um período de instrução inicial para cerca de 12 jovens com idades de 11 e 12 anos que farão a sua promessa escoteira em uma cerimônia de integração e fundação do grupo escoteiro com previsão para o mês de maio de 2015.

Atividades do grupo

O Grupo Escoteiro Zanon buscará realizar atividades dinâmicas e atrativas, desenvolvendo diversas atividades voltadas ao meio ambiente, artes, comunidade, ciências, tecnologia e fraternidade. Além de seguir plenamente o método escoteiro, seguindo todas as orientações da União dos Escoteiros do Brasil, o projeto pretende fortalecer a prática escoteira. Para isto serão feitas parcerias com todos os grupos para a realização de cursos de capacitação para adultos (chefes escoteiros) e o desenvolvimento de atividades escoteiras integrando todas as crianças e jovens participantes.

Na fundação do Grupo Escoteiro será constituído um Conselho de Pais que analisará os relatórios das atividades realizadas, participará do planejamento das atividades e debaterá sobre assuntos de interesses da Seção, através de palestras e estudos com os educadores. As reuniões internas da Tropa Escoteira acontecerão no contra-turno escolar, todas às quintas-feiras.

"

Comentários