04 fevereiro, 2015
Comentários

9:39 - Guarda Ambiental de Barra Mansa faz grande apreensão de pássaros

"

Foram recuperados 75 animais, entre eles um bico de pimenta, espécie rara da Amazônia

A secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável de Barra Mansa, por meio da Gerência de Fiscalização Ambiental, realizou uma grande apreensão de pássaros silvestres nesta segunda e terça-feira, dias 02 e 03. Foram apreendidos 75 animais, de diversas espécies, entre elas gralha, sabiá, curió, coleirinho e canário da terra. “Também foi apreendido um pássaro da espécie bico de pimenta, da Amazônia e considerada rara”, contou a secretária interina de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Izabella Resende Vilela.

De acordo com Izabella, a ação ocorreu em função do grande número de denúncias, recebidas pela secretaria, de animais criados em cativeiro. “A maior apreensão ocorreu no bairro Paraíso de Baixo, na Região Leste. Somente em uma casa foram encontradas 36 gaiolas com pássaros”, disse a secretária, informando que o proprietário dos animais foi encaminhado à 90ª Delegacia Legal e responderá por crime ambiental, já que os pássaros eram comercializados por ele. Os outros animais foram apreendidos nos bairros Vila Maria, Vila Coringa, Vista Alegre, Saudade e Ano Bom.

Segundo o artigo 29 da Lei Federal 9.605, de 1998, regulamentado pelo artigo 24 do Decreto 6.514, de 2007, manter animais silvestres em cativeiro sem a devida licença e/ou autorização do órgão competente é crime. “Se houver resistência por parte do violador, a multa pode variar de R$ 500 a R$ 5 mil por espécie e o infrator poderá ainda responder administrativa e criminalmente”, explicou Izabella, acrescentando que, quando o animal é entregue voluntariamente, não é emitida a multa.

Os animais apreendidos serão enviados ainda nesta quarta-feira, dia 04, para o Cetas (Centro de Triagem de Animais Silvestres), que fica em Seropédica, para serem reabilitados e introduzidos ao meio ambiente. Izabella fez questão de frisar que é muito importante denunciar o cativeiro ilegal de animais. As denúncias podem ser feitas na secretaria municipal de Meio Ambiente, através do telefone (24) 3322-9100, de segunda a sexta-feira, das 08h às 17 horas. Aos sábados, domingos e feriados e após 17 horas, elas são recebidas pelo telefone (24) 3322-7817. “Lembrando que a identidade do denunciante é preservada”, ressaltou.

"

Comentários