11 novembro, 2013
Comentários

9:59 - Público da Parada Gay supera expectativas

"

Evento aconteceu neste domingo, dia 10, e reuniu mais de 3 mil pessoas em Barra Mansa

A primeira Parada do Orgulho Gay de Barra Mansa superou as expectativas dos organizadores em número de participantes na tarde deste domingo, dia 10. A ONG RNP e a Banda G, organizadoras do evento, esperavam cerca de 2 mil pessoas, mas o público que percorreu boa parte da Avenida Joaquim Leite, no Centro da cidade, passou de 3 mil. “Este foi o primeiro passo e ainda há muito o que ser feito na luta contra o preconceito”, disse o coordenador da Fundação de Cultura, Cláudio Chiesse.

Apoiada pela prefeitura de Barra Mansa, a Parada Gay  encerrou a programação da I Semana da Diversidade LGBT (gays, lésbicas, transexuais e transgêneros) do município, que teve início na terça-feira, dia 5 e realizou diversas atividades, entre elas, palestras; oficinas; mesas de debates; e shows. A semana teve como principal objetivo promover os direitos humanos e melhorar a qualidade de vida da população LGBT.

Para o presidente da ONG RNP, Jaime Marcelo Pereira, ainda há muito que ser feito para garantir saúde e cidadania ao público LGBT, que precisa ter também a garantia de que seus direitos civis não sejam violados. Para ele, a Parada LGBT é uma forma de mostrar que gays, lésbicas, transexuais e transgêneros precisam ser respeitados.

“O primeiro evento desta natureza aconteceu há mais de 35 anos. Rio de Janeiro e São Paulo já fizeram mais de 15 paradas como essa e reúnem centenas de milhares de pessoas em cada edição”, destacou Jaime. “A cidade de Barra Mansa está fazendo o primeiro, de muitos”, acrescentou.

O coordenador da Fundação de Cultura, que apoiou a organização do evento, participou da parada. Segundo ele, a Semana da Diversidade foi uma forma de mostrar que a luta contra o preconceito deve fazer parte do dia a dia das pessoas. “Estamos vivendo uma época em que o preconceito está sendo amplamente combatido, embora ainda exista. É com o objetivo de embarcar nesta luta, que prefeitura apoia este evento”, disse Cláudio Chiesse.

 

Feira da Diversidade

Na tarde de sábado, dia 9, o Corredor Cultural, no bairro Ano Bom, reuniu barracas de artesanato, arte e comida na Feira da Diversidade, evento que fez parte da I Semana da Diversidade LGBT (gays, lésbicas, transexuais e travestis) do município. No local, foram oferecidos ao público testes rápidos do HIV. O show ficou por conta da Banda G, que organizou o evento junto com a ONG RNP.

“A ideia era de a feira ser única e exclusivamente para questões LGBT e os artesãos do município foram convidados para agregar público”, explicou o presidente da ONG Jaime Marcelo Pereira. Segundo ele, a Feira da Diversidade foi sucesso absoluto e tem lugar garantido na programação da próxima semana da diversidade de Barra Mansa.

 

"

Comentários