08 dezembro, 2017
Comentários

A culpa também é minha, ou melhor, nossa

Certamente você já se deparou de alguma forma com a estatística de que “de cada dez empresas abertas no Brasil, seis fecham antes de completar cinco anos”. A estatística das diversas pesquisas (SEBRAE, IBGE, VALOR ECÔNOMICO e etc.) pode variar um pouco de uma para outra, mas não foge do fato de que são enormes as taxas de mortalidade das empresas brasileiras nos primeiros cinco anos.

Isso, em uma análise primeira, nos diz mais sobre como empresas de consultoria (e contabilidade) estão trabalhando, do que propriamente sobre a capacidade do empresário que abre uma empresa, seja por sonho ou por ter encontrado uma grande oportunidade de mercado.

Longe de mim querer dizer que contadores ou consultores estão trabalhando errado. Acredito apenas que ainda não se deram conta do impacto desta estatística no negócio deles.

Uma empresa que fecha é menos uma empresa pagando impostos, gerando empregos e, pagando honorários e demandando consultoria. Portanto, este número deve ser olhado com muita atenção por estes profissionais.

É fato que toda empresa deve ter um mínimo de planejamento antes de se lançar no mercado. No entanto, não é o que vemos na prática e, se considerarmos que este empresário tem necessariamente que contratar um contador, este já tem uma grande vantagem de auxiliar seu cliente, em um primeiro momento, para que sua empresa tenha algum planejamento e sobreviva à tão fadada estatística. Mais do que isso, este contador pode ajudar o Brasil a diminuir esta estatística.

Aqui na META CONTROLADORIA temos diversos clientes dos mais diversos setores que você possa imaginar e, pode ter certeza, muitos deles chegaram apenas com um sonho de abrir uma empresa, outros tantos, abriram por necessidade pois haviam sido demitidos e não conseguiram se recolocar no mercado, sendo a abertura de uma empresa a solução de seus problemas. Mas veja bem, poucos deles possuíam conhecimento técnico em finanças para poder ter certeza que estavam no caminho certo. E, servindo aos nossos clientes, contribuímos para alcançar a nossa META particular: conseguir fazer com que a taxa de mortalidade das empresas brasileiras nos primeiros cinco anos caia pela metade.

Acreditamos, como muitos de vocês, que a solução para o país passa pelo empreendedorismo e, com a abertura de mais empresas, teremos mais empregos e mais dinheiro circulando na economia. Assim como um recém-nascido necessita de muita atenção para que sobreviva aos primeiros anos de vida, uma empresa também precisa que alguém olhe (e cuide) dela com a frieza necessária para que ela supere os primeiros cinco anos.

Comentários