16 janeiro, 2025
Comentários

Aciap-BM cobra intervenção estadual sobre violência em Barra Mansa

A ACIAP-BM (Associação Comercial, Industrial, Agropastoril e Prestadora de Serviços de Barra Mansa) cobrou, nesta quinta-feira (16/01), às autoridades estaduais sobre os atos de violência e vandalismo que marcaram a última noite. Pleiteando há algum tempo a implantação de uma Companhia Independente de Polícia Militar na cidade, a entidade, por meio de uma nota de repúdio e ofícios enviados às autoridades, afirma que essa e outras ações são de extrema necessidade e urgência para coibir de forma efetiva a insegurança e o tráfico no município.

Na noite de ontem, um tiroteio na principal avenida da cidade causou um triplo homicídio, além da ocorrência de feridos, que foram atendidos na Santa Casa de Misericórdia. Após esse ato, seguiram-se várias ações de vandalismo e violência, como pneus e veículos incendiados, que aconteceram durante a noite e a madrugada.

Em uma nota de repúdio, a entidade afirma que as ações foram “dignas de cartéis do narcotráfico internacional”, ressaltando que, no ano passado, Barra Mansa figurou como uma das cidades mais violentas da região Sul Fluminense e do Estado do Rio. “Não aceitaremos calados que Barra Mansa, tradicional pela sua estável segurança, seja contaminada pela guerra entre facções criminosas e depredação do patrimônio público e privado em ataques terroristas que tanto assombram nosso Estado”, afirmou a nota.

O presidente da entidade, Matheus Gattás, informou que a entidade, além de se manifestar por meio da nota de repúdio aos atos ocorridos, também enviou ofícios ao governador Cláudio Castro e ao secretário estadual de Polícia Militar, Coronel Marcelo de Menezes, cobrando uma ação mais efetiva do Governo do Estado para manter a segurança no município.

- Como afirmamos na nota, passou da hora de Barra Mansa ter uma companhia independente. Fizemos também, no ano passado, o pleito do programa “Segurança Presente”, no entanto fomos contemplados apenas com o programa “Bairro Presente”, que atua na área central da cidade. Mas, a exemplo de outros municípios da região que vêm recebendo incentivos para a garantia da segurança pública, o atual cenário da cidade de Barra Mansa mostra que ela necessita de um olhar mais atento e de uma intervenção maior do Governo do Estado para garantir a segurança que a população do município merece – destacou ele.



Confira a íntegra da nota publicada pela ACIAP-BM:

“A cidade de Barra Mansa dorme mais uma noite em meio a guerra e a insegurança, após uma ação digna de cartéis do narcotráfico internacional, com dezenas de tiros sendo deflagrados em um duplo homicídio na principal avenida de nossa cidade. Passamos o ano de 2024 sendo umas das cidades mais violentas da região e do Estado.

Não aceitaremos calados que Barra Mansa, tradicional pela sua estável segurança, seja contaminada pela guerra entre facções criminosas e depredação do patrimônio público e privado em ataques terroristas que tanto assombram nosso Estado.

Senhor Governador Cláudio Castro, não nos serve mais uma COMPANHIA DESTACADA DO 28° BATALHÃO DA PMERJ, já passou nitidamente da hora de termos nossa COMPANHIA INDEPENDENTE.

Senhor Secretário de Polícia Militar Coronel Marcelo de Menezes, não nos cabe apenas um “Bairro Presente”, precisamos das intervenções necessárias para manter a ordem na nossa Cidade, assim como as tantas outras cidades obtiveram deste governo.

Não podemos aceitar um pequeno efetivo, seja da PMERJ ou da Polícia Civil. Antes que sejamos totalmente contaminados pela mancha do poder paralelo, precisamos urgente de uma intervenção do Governo do Estado e seu braço de segurança pública. Necessitamos que Barra Mansa tenha o olhar que merece”.



*Observação: No momento em que a nota foi publicada, a entidade ainda não havia tido a informação da terceira vítima fatal.


Comentários