08 março, 2019
Comentários

Ações contra o Feminicídio marcam o mês da Mulher em Resende

Em alusão ao Dia Internacional da Mulher, 8 de março, a Prefeitura de Resende preparou uma série de atividades, que serão desenvolvidas durante todo o mês. No dia 21 de março, haverá uma ação especial no Pátio da Administração Municipal, entre 14h e 18h.

O evento está sendo organizado pela Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos, por meio da Coordenadoria da Mulher, que é vinculada à Diretoria de Direitos Humanos. Este ano, a novidade da ação comemorativa é a tenda temática contra o feminicídio, devido à onda de casos de violência sofrida por mulheres em todos os cantos do Brasil.

Dentre as atrações previstas, estão: serviços de aferição de pressão arterial e medição de glicose; massagem shiatsu; maquiagem; e exposição de artesanato, entre outras. De acordo com a responsável pela Coordenadoria da Mulher, Bianca de Fátima Lúcio de Oliveira, a tenda temática servirá como ponto de reflexão sobre os casos de violência contra a mulher, em alta nos últimos tempos.

— A onda de violência sofrida por mulheres, que assola o nosso País, é uma causa de todos. Devemos refletir sobre os casos de feminicídio, agressões físicas e psicológicas, assédios, importunações e qualquer tipo de violência e também desrespeito à mulher. A tenda da ação visa atrair a classe feminina para expressar o seu sentimento neste contexto, e receber informações sobre os serviços prestados pelo município, além de trabalhar a questão da prevenção, principalmente com os homens. As nossas servidoras terão acesso a um varal de reflexão, onde poderão registrar o que sentem em relação aos casos divulgados pela mídia. Buscamos agir contra a mentalidade machista da sociedade, propondo os esclarecimentos necessários, além de ajudar com o fornecimento de dados sobre as medidas cabíveis nos possíveis acontecimentos drásticos – destacou, reforçando que a Coordenadoria atua de forma preventiva.

A coordenadora ainda lembrou a respeito do surgimento da data comemorativa, salientando que devemos exaltar o papel da mulher na sociedade em constante evolução. “A ideia de estabelecer o Dia da Mulher surgiu no final do século XIX e início do XX, nos Estados Unidos e na Europa, a partir das lutas femininas por melhorias nas condições de vida e trabalho, além do direito de voto. Em 1975, a Organização das Nações Unidas (ONU) designou como o Ano Internacional da Mulher. Na época, a data 8 de março foi definida como o Dia Internacional da Mulher. A intenção foi valorizar as conquistas sociais, políticas e econômicas pelas mulheres, sem distinguir as etnias, línguas e culturas, entre outras”, explicou.

MARCO DAS ATIVIDADES

Na sexta-feira, dia 8, o início das atividades foi marcado pela abertura da exposição “Museu de Arte das Mulheres”, no Museu de Arte Moderna (MAM) de Resende. A visitação segue até 30 de março, de terça à sexta-feira, entre 10h e 18h, na Rua Doutor Cunha Ferreira, nº 104, no Centro.

No período da manhã de sexta, a unidade de Estratégia de Saúde da Família (ESF) da Cidade Alegria desenvolveu uma ação voltada para o público feminino, envolvendo funcionárias e pacientes. O evento aconteceu na sede da ESF, situada na Rua das Violetas. Foram ministradas duas palestras com os temas “Segurança Doméstica” e “Empreendedorismo Feminino”. A equipe do Núcleo Integrado de Atendimento à Mulher (Niam) participou dando orientações sobre o acompanhamento psicossocial das mulheres vítimas de violência de gênero e outros assuntos. A manhã também contou com um café, show de prêmios gratuito, apresentação de dança e profissionais de beleza, entre outras atividades.

O Niam funciona na Rua Macedo Miranda, nº 81, no bairro Jardim Jalisco. O telefone de contato é 3360 9824. Já o telefone da Coordenadoria é 3381 4297. Vale lembrar que o disque-denúncia 180 do governo federal, que atende mulheres em situação de violência, é um serviço gratuito.

Comentários