Ações de combate ao Covid-19 é realizada no presídio de Bulhões
A Prefeitura de Resende, por meio da Superintendência da Atenção Primária à Saúde, da Secretaria Municipal de Saúde está realizando ações e medidas, recomendadas pelo Governo do Estado, para a prevenção e controle da circulação do coronavírus no Presídio de Bulhões. Além disso, a iniciativa segue o que preconiza a OMS (Organização Mundial da Saúde) no cuidado às parcelas da população mais vulneráveis, o que é feito em todos os segmentos em Resende.
A Penitenciária Luis Fernandes Bandeira Duarte, localizada no distrito de Bulhões possui ao todo 345 internos. O presídio está seguindo todas as recomendações do Ministério da Saúde e da OMS e devido à esta pandemia mundial, possui agora uma sala exclusiva para a triagem dos detentos que possuem sintomas respiratórios.
De acordo com a Superintendência da Atenção Primária à Saúde no local também foi reservada uma ala para os casos suspeitos ou confirmados de coronavírus dentro da penitenciária. Nesta ala só deve permanecer uma pessoa por cela e nela há chuveiro, papel toalha, máscara, luva e sabonete para garantir a higienização e segurança das pessoas.
Ainda segundo a Atenção a Primária, todos os internos da penitenciária foram vacinados contra a Influenza e contra o Sarampo e não podem receber visitas neste período para evitar a circulação do vírus. Além disso, toda a limpeza que está sendo feita segue as orientações e recomendações da Anvisa.
A administração municipal reforça que todas essas medidas tomadas tem como objetivo prevenir e combater a Covid-19 não apenas no Presídio de Bulhões como em todo o município.
Atenção Primária no Presídio de Bulhões
A equipe da Superintendência de Atenção Primária à Saúde tem atuado no Presídio de Bulhões desde o segundo semestre de 2019. Entre os atendimentos oferecidos para os internos estão: avaliação clínica, realização de exames laboratoriais, vacinação, farmácia, além dos consultórios de fisioterapia e dentista. E também encaminha para as unidades de referências, quando o caso é necessário.
Comentários