12 novembro, 2015
Comentários

Agentes de combate à dengue de Barra Mansa vistoriam cemitério municipal

Além da remoção de materiais plásticos, equipe pulverizou inseticida no local

Agentes do Programa Municipal de Combate à Dengue (PMCD) da secretaria de Saúde de Barra Mansa realizaram nesta quinta-feira, dia 12, ação para eliminar possíveis focos de dengue no cemitério municipal, no Centro. A vistoria foi motivada pelos resíduos deixados no local durante o feriado de Finados, no dia 02 de novembro. A equipe removeu diversos vasos decorativos de arranjos de flores e outros recipientes que poderiam acumular água.

“Fazemos uma vistoria completa no cemitério municipal a cada dois meses para eliminar materiais que podem acumular água e se tornar criadouros do mosquito transmissor da dengue. Além disso, verificamos todos os túmulos e urnas para avaliar se não há rachaduras ou acumulo de água. Finalizamos a ação com a aplicação de inseticida no ambiente, que vai agir por um longo tempo evitando a proliferação do mosquito Aedes aegypti”, explicou o coordenador do PMCD, Flávio Lopes dos Santos.

Ele ressaltou que as ações realizadas no cemitério são diferentes das adotadas para a capela mortuária. “A cada três meses, aplicamos inseticidas para conter a proliferação de animais peçonhentos e outros insetos que podem causar doenças. Na capela o serviço realizado visa o controle de baratas e outros animais que preferem esse tipo de ambiente", informou Flávio.

De acordo com o coordenador da Vigilância em Saúde Ambiental, Igo de Freitas Gonçalves, a administração do cemitério mantem contato constante com a secretaria de Saúde. “Em caso de qualquer problema envolvendo animais nocivos, a administração nos comunica para tomarmos as medidas cabíveis. Sempre buscamos atender todas as demandas oriundas do cemitério, que é um local de muito movimento”, declarou Igo, pedindo o apoio da população. “Solicitamos aos visitantes que evitem trazer vasos de plantas que possam acumular água e que coloquem areia nos pratinhos. Outro conselho e que os plásticos que enfeitam as flores sejam removidos, pois também podem acumular água. Com a ajuda de todos vamos conseguir combater à dengue em Barra Mansa", finalizou.

Comentários