Image
16 abril, 2018
Comentários

Agentes de Saúde de BM são capacitados para o combate a vetores

Treinamento acontece durante toda a semana com técnicos das Secretarias Municipal e Estadual de Saúde

Aproximadamente 100 agentes da Vigilância em Saúde Ambiental de Barra Mansa recebem esta semana, orientações sobre o combate a vetores. A capacitação está sendo realizada no Parque Natural Municipal de Saudade, de 8 às 14 horas, por técnicos da Secretaria Municipal e Estadual de Saúde. A abertura do evento ocorreu na manhã desta segunda-feira (16) e contou com a participação da vice-prefeita Fátima Lima.

- Este é um momento muito importante. Aproveitem para aprender ainda mais e adquirir novos conhecimentos. Em tempos em que a Saúde do país agoniza e pede socorro, o prefeito Rodrigo Drable aposta na formação técnica visando à melhoria na qualidade dos serviços de saúde do município – disse Fátima Lima.

Segundo o coordenador da Vigilância Municipal em Saúde Ambiental, Antônio Marcos Rodrigues, o treinamento tem como foco o aperfeiçoamento dos conhecimentos, principalmente no que se refere ao combate do Aedes aegypti. “Com a tendência de temperaturas mais amenas, a população relaxa nos cuidados contra o mosquito transmissor da dengue, Zika vírus, febre chikungunya e febre amarela. É preciso estar atento para o fato de que no outono/inverno a incidência dessas doenças diminui, no entanto, isso pode significar uma epidemia quando as temperaturas voltarem a subir. Associar a dengue e outras doenças provocadas pelo Aedes aegypti ao verão é um equívoco”, detalhou Rodrigues.

Na avaliação do técnico da Divisão de Controle de Vetores da Secretaria Estadual de Saúde, Luiz Carlos Vasconcelos, a capacitação está diretamente relacionada à execução do trabalho em campo.

ATUAÇÃO – Segundo Antônio Marcos Rodrigues, os agentes da Vigilância em Saúde Ambiental atuam de maneira regionalizada, na visitação das residências. “Eles vistoriam as áreas externas das casas e orientam os moradores para que eliminem qualquer tipo de recipiente que ofereça a possibilidade de água limpa e parada, pois é ali, que as larvas do Aedes aegypti se desenvolvem. “Nas casas onde os moradores estão ausentes, deixamos um comunicado solicitando que entrem em contato com nosso departamento a fim de agendar a vistoria. Já os casos de terrenos baldios que necessitam de limpeza, acionamos a Fiscalização de Posturas da prefeitura para a identificação do proprietário e notificação acerca da necessidade do procedimento”, explicou.

Comentários