Aluno do Colégio Verbo Divino recebe medalha de ouro na OBMEP
O estudante Caio Conceição de Oliveira, da 3ª série do Ensino Médio do Colégio Verbo Divino (CVD), em Barra Mansa, foi medalhista de ouro na 18ª OBMEP (Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas). A premiação nacional aconteceu nesta terça-feira (11), na cidade-sede do Impa (Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada), no Rio de Janeiro. A cerimônia contou com a presença do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva; do ministro da Educação, Camilo Santana; e da ministra de Ciência, Tecnologia e Inovação, Luciana Santos.
Caio destacou a importância que a OBMEP tem para sua formação e a gratidão por todos os professores do CVD que o incentivam a buscar conhecimento.
“Essa conquista é reflexo do apoio da minha família e dos meus professores, não apenas de matemática, mas de todas as disciplinas. Eles me instigam a buscar conhecimento através dos estudos. A OBMEP é um desses caminhos, que tem papel importante na minha formação, pois me permite projetar o futuro, me abre um horizonte de possibilidades, como: vagas olímpicas em universidades, acesso ao Programa de Iniciação Científica (PIC) e ao Instituto do Impa Tech, que tem como a forma de ingresso as medalhas”, enfatizou Caio, desejando que mais jovens participem da Olimpíada de Matemática, que é a maior competição científica do país.
Moradora do distrito de Lídice, em Rio Claro, a mãe do estudante, Vanessa Carla Conceição de Oliveira, falou sobre o que espera com as conquistas do filho.
“Caio já havia sido medalhista de prata e de ouro na OBMEP. Isso já trouxe para ele experiências que sempre serão guardadas. Mas penso que o mais importante é ele ser um exemplo para várias crianças e adolescentes. Com certeza, resultados como esses podem ser alcançados por qualquer aluno que se dedique, independente da condição financeira”, disse Vanessa.
A diretora escolar do CVD, Flávia Real, parabenizou o estudante pela conquista e destacou a importância de reconhecer e valorizar todos os envolvidos no processo educacional.
“A vitória do Caio expressa sua dedicação, apoio de sua família e carinho dos nossos educadores. A educação não é apenas um discurso isolado, mas a prática de muitas pessoas para o desenvolvimento de nossos alunos. Agradeço a cada um que se torna especial ao se doar nesse processo”, declarou a diretora.
OBMEP
A 18ª edição da Olimpíada teve mais de 18,3 milhões de participantes do 6º ano do Ensino Fundamental ao 3º ano do Ensino Médio do Brasil. Ao todo, 654 receberam medalha de ouro, 1.950 medalhas de prata e 5.850 medalhas de bronze.
O objetivo da iniciativa, criada e realizada pelo Impa,?com apoio da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM) e recursos dos Ministérios da Educação e da Ciência, Tecnologia e Inovação, é estimular o estudo da?matemática e identificar jovens talentos da disciplina. Promover a inclusão social por meio da difusão do conhecimento e contribuir para a melhoria da qualidade da educação básica também são finalidades da OBMEP.
Podem participar alunos de escolas públicas municipais, estaduais e federais ou de escolas privadas brasileiras. Quem conquistar medalha de ouro, prata ou bronze na etapa nacional é convidado a participar do Programa de Iniciação Científica (PIC Jr.) como incentivo e promoção do desenvolvimento acadêmico.
Comentários