Image
24 agosto, 2016
Comentários

Arena Esportiva de Volta Redonda recebe delegações da China e Índia para treinamento para Jogos Paralímpicos Rio 2016

Abertura oficial da arena aconteceu nesta quarta-feira (dia 24) pelo prefeito Antônio Francisco Neto, técnicos, atletas e convidados

        A Arena Esportiva Nicolau Yabrudi - “Seu Nula”, em Volta Redonda foi aberta oficialmente nesta quarta-feira (dia 24), com a recepção às delegações paralímpicas da China e Índia, que irão disputar as Paralimpíadas Rio 2016. A cerimônia de abertura do espaço esportivo foi realizada na manhã desta quarta, com a presença do prefeito Antônio Francisco Neto e o vice-prefeito, Carlos Roberto Paiva, e foi prestigiada pelos técnicos e atletas das duas delegações, secretários municipais, representante da Federação Estadual de Atletismo, Luz Marina de Souza, o filho do homenageado, Ricardo Yabrubi, o neto Rafael e os bisnetos, Arthur e Jhonatan, o coordenador do curso de Educação Física do Unifoa, Silvio Vilela, comandante do 28º Batalhão de Policia Militar, Coronel Portela, representantes da Caixa Econômica Federal e o assessor da diretoria financeira da Indústrias Nucleares do Brasil (INB), Sérgio Salgueiro.
        As equipes estrangeiras já estão treinando na cidade: a China trouxe 12 atletas – homens e mulheres - da corrida em cadeira de rodas, e a Índia trouxe três atletas do salto em altura e um atleta do lançamento de dardos. Na quinta-feira (dia 25), mais quatro atletas se juntarão ao grupo da índia.
Medalhista de ouro nos Jogos Olímpicos da Ásia, o atleta indiano Sharade Khumar, que pratica salto em altura, acredita que a Arena vai contribuir para o treinamento do grupo. “Estamos felizes de poder treinar aqui, a estrutura da pista está muito boa. A partir de hoje, já vamos treinar e espero conquistar uma medalha nas Paralimpíadas”, afirmou o atleta.
        O técnico da equipe da Índia, Satya Naraina, disse que a escolha por Volta Redonda foi porque a cidade tem o mesmo clima da cidade sede dos jogos, o Rio de Janeiro. “Aqui tem a mesma atmosfera do Rio e isso contribui para a preparação dos atletas”, disse ele, que aproveitou para elogiar a estrutura da Arena. “Esta estrutura será muito utilizada pelas novas gerações do Brasil e ajudará muito na formação de atletas”, disse ele. O chefe do Comitê Paralímpico da China, Dong Xuemo, também destacou a boa estrutura da Arena. “Estamos felizes com este espaço esportivo e acredito que será importante para alcançarmos bons resultados nas Paralimpíadas”, disse Dong.
        Atletas de outras modalidades de ambos os países também treinarão na cidade – em locais como o Clube dos Funcionários e o Recreio do Trabalhador da CSN - além da equipe brasileira feminina de vôlei sentado, que veio para Volta Redonda especialmente para treinar com as chinesas, que são três vezes medalha de ouro nas Olimpíadas.
Os centros universitários da região que possuem curso de Educação Física – UniFOA (Centro Universitário de Volta Redonda); UGB (Centro Universitário Geraldo Di Biase); e UBM (Centro Universitário de Barra Mansa – campus Cicuta) farão uma parceria com a Prefeitura de Volta Redonda, para que os alunos utilizem as dependências da arena ao longo do curso.
A secretária de Esporte e Lazer, Rose Vilela, fez um discurso emocionado e disse que a Arena, “com certeza, vai contribuir para o surgimento de nomes no atletismo na cidade” e que está buscando parcerias com a Federação Estadual de Atletismo para trazer competições para a cidade. Rose parabenizou as equipes da China, Índia e a brasileira – a equipe feminina de vôlei sentado treinará no Recreio do Trabalhador da CSN - por terem escolhido a cidade para os treinos.
“Sintam-se em casa e aproveitem toda a estrutura que disponibilizamos nesta Arena. Os atletas, símbolo de superação e amor pelo esporte, com certeza irão brilhar nos jogos Paralímpicos, tanto a China, a Índia, quanto o Brasil”, disse Rose, que aproveitou para avisar que haverá jogos treinos da modalidade Vôlei Sentado da equipe paralímpica da China contra o Brasil, no Clube dos Funcionários, na quinta-feira, sábado e segunda-feira.
O vice- prefeito Carlos Roberto Paiva disse que, além do incentivo ao esporte, a Arena vai formar jovens atletas para as Olimpíadas de 2020 e outras que virão. “A Arena Esportiva terá muita utilidade para as competições de corrida e em todas as modalidades esportivas que são realizadas pela Liga de Desportos de Volta Redonda (LDVR), Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (Smel), para as escolas públicas e demais entidades esportivas. Atletas da região estão interessados em se preparar futuramente na Arena Esportiva de Volta Redonda, que sem dúvidas, vai contribuir muito para o desenvolvimento dos esportes na cidade e região”, afirmou, ressaltando que as pistas de corrida são de material impostado da Alemanha, seguindo os padrões oficiais, e que as competições realizadas no local podem valer para os rankings oficias nacionais e internacionais.
O prefeito Antônio Francisco Neto, ao discursar, agradeceu ao Governo do Estado pelos investimentos já realizados para a construção da Arena e a INB, que está doando R$ 1,2 milhão para complementar as obras, que tem 80 % já concluídas.
“Graças ao Governo do Estado nós pudemos deixar esta obra neste estágio, com estrutura pronta e pista para o treino destas delegações. E com a doação da INB, em um prazo de três meses, nós vamos finalizar os serviços. Leve nossos agradecimentos a toda direção da INB”, disse Neto, que entregou ao representante da INB o contrato de parceria para recebimento da verba pelo município.
Neto aproveitou para agradecer a equipe do Instituto de Pesquisas e Planejamento Urbano (IPPU) pela execução do projeto e fiscalização da obra. O prefeito parabenizou ainda os familiares do comerciante “Seu Nula”, fundador da Casa Nula, uma das papelarias mais conceituadas da região, membro fundador do Serviço de Obras Sociais (SOS) e ex-presidente da Associação Comercial, Industrial e Agropastoril de Volta Redonda (Aciap-VR) por permitirem a homenagem do município com o nome da Arena Esportiva. O nome do homenageado foi escolhido através da Lei Municipal 4892, em julho de 2012, de autoria da vereadora América Tereza. As duas delegações, chinesa e indiana, foram homenageadas com placas de agradecimento entregues aos dirigentes e outras duas placas que estão instaladas no salão de entrada da Arena Esportiva.
OBRA - A Arena também trará ganhos para a Saúde na cidade, já que – a exemplo do Estádio da Cidadania – a Arena Esportiva irá abrigar unidades de Saúde - um aparelhado Centro Odontológico e um Centro Médico - nas suas dependências. A infraestrutura esportiva da arena - como pistas, arquibancadas, banheiros e vestiários - já está pronta.
TRABALHO - A vinda das delegações estrangeiras é fruto de uma parceria entre a Prefeitura de Volta Redonda, por meio da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (Smel), e diversas entidades esportivas da cidade, junto ao COB (Comitê Olímpico do Brasil) e ao CPB (Comitê Paralímpico Brasileiro), para trazer os atletas para aclimatação e treinamento nas instalações esportivas da cidade.
A delegação paralímpica da China, composta no total por 52 pessoas, entre atletas e dirigentes, chegou a Volta Redonda na segunda-feira (dia 22), e ficará hospedada 11 dias na cidade. A delegação da Índia é composta por cerca de 20 pessoas, que chegaram à cidade na semana passada.
A Arena Esportiva de Volta Redonda é uma parceria do município com o governo do Estado, através do programa Somando Forças, e representa um investimento de R$ 16,4 milhões – com 60% dos recursos provenientes do Estado e 40% do município. A unidade esportiva ocupa uma área construída de 4.450 m2, conta com uma arquibancada parcialmente coberta com capacidade para 2,5 mil pessoas sentadas, feita com 340 toneladas de estrutura metálica, pista oficial de 440 metros já homologada pela Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt).
        Além da corrida – em diversas modalidades - outras modalidades esportivas que poderão ser realizadas no espaço da Arena de Volta Redonda são salto em altura, salto triplo, arremesso de peso, salto com vara, lançamento de dardos, arremesso de disco, arremesso de martelo. Toda a estrutura de competição já está pronta para o uso.

Comentários