Artesãs de Barra Mansa participam de oficina de capacitação
As artesãs de Barra Mansa participaram nesta terça-feira (10), do programa de capacitação promovido pela prefeitura, através da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Tecnologia e Inovação, em parceria com a Aciap (Associação Comercial, Industrial, Agropastoril e Prestadora de Serviços) e o Sebrae (Serviço de Apoio à micro e Pequena Empresa). A oficina denominada ‘SEI unir Forças para Melhorar’ (Sebrae Microempreendedor Individual), foi realizada no auditório da Aciap, no Centro, sem qualquer custo para as artesãs, e teve como foco oferecer oportunidades de aprimoramento, cooperativismo e competitividade as artesãs.
Segundo informações do secretário de Desenvolvimento Econômico, Agnaldo Raymundo, a ideia é promover ao longo de 2018 diversas oficinas que permitam o aprimoramento da competitividade das artesãs. “Para isso, são necessários agregar conhecimentos acerca do cooperativismo, central de negócios, associação, arranjo de produção local e comércio de empresas. Nosso objetivo é capacitar as artesãs para que consigam não somente precificar seus produtos de maneira técnica, mas também avaliar o ciclo econômico da peça produzida, como custos de insumos, energia, tempo gasto na confecção da mercadoria e mão de obra”, detalhou Agnaldo, revelando que este ano, as artesãs terão participação especial na 20ª Flumisul (Feira de Negócios do Sul Fluminense).
Ministrada pelo gestor de negócios e finanças do Sebrae, Sérgio Justo, a oficina também abordou sobre a importância da análise sistêmica da produção. “É uma visão mais detalhada, onde é possível realizar um planejamento consciente sobre o produto alvo, organizando estoque, cartela de fornecedores, clientes em potencial e capital de giro. Assim, é possível verificar os indicadores econômicos, bem como o ponto de equilíbrio sobre a comercialização dos produtos”, explicou Justo.
Outra vantagem da oficina, de acordo com a analista do Sebrae, Fabiana Ramos, diz respeito às orientações acerca das variadas formas para a negociação das mercadorias. “Existem possibilidades que incluem ganhos por meio de inovação, marketing, desenvolvimento de produto, networking rede de contatos profissionais e responsabilidade social, entre outros”.
Paralela a oficina, o Sebrae iniciou um diagnóstico de negócios. “As artesãs tem perfis específicos. Algumas vendem seus produtos nos bairros; outras em lojas físicas em Penedo. Tem aquelas que comercializam através das redes sociais e ainda as que estão em transição de carreira. Outro indicador se refere propriamente à realidade economia, com profissionais que têm no artesanato uma complementação de renda e aquelas que sobrevivem da atividade”, destacou Fabiana.
APROVADA – Maria Francisca Monteiro Rodrigues, artesã há mais de 10 anos, aprovou a oficina. Especializada na confecção de bonecas de pano, ela disse que é a primeira vez que tem condições de participar de uma capacitação totalmente gratuita. “Vim com grande expectativa para este encontro e estou muito satisfeita, pois consegui perceber que as vendas envolvem mais que vontade. É preciso planejamento, ordenamento e técnicas de produção e vendas”, disse.
Ana Cláudia Souza, professora aposentada e artesão também gostou das orientações recebidas. “Foi muito importante para entender sobre como o cooperativismo e a associação podem ajudar na melhoria e na consolidação do negócio”, concluiu.
Programação das próximas oficinas:
Dia 24/04 – 9h e 18h - SEI Empreender
Dia 08/05 – 9h e 18h - SEI Planejar
Dia 22/05 – 9h e 18h - SEI Comprar
Dia 05/06 - 9h e 18h - SEI Vender
Dia 19/06– 9h e 18h - SEI Controlar meu dinheiro 1
Dia 03/07 – 9h e 18h - SEI controlar meu dinheiro 2
Dia 10/07 – 9h e 18h - SEI Formar preço
Dia 19/07 - 9h e 18h - Atendimento ao Cliente
Comentários