Artesãs do projeto Minha Arte, Minha Vida vão expor no Liquida VR
Elas fazem parte do projeto que o Sebrae/RJ desenvolve em parceria com a Prefeitura de Volta Redonda
Quatro artesãs do grupo Arte e Vida, que fazem parte do projeto Minha Arte, Minha Vida, desenvolvido pelo Sebrae/RJ no condomínios Vida Nova Roma II, vão expor seus produtos durante o evento Liquida VR, no dia 2 de abril, a partir das 14h. O projeto é realizado em parceria com a Prefeitura de Volta Redonda, através da Secretaria de Ação Comunitária, dentro do programa Bairro Empreendedor – Minha Casa, Minha Vida. Além dessa exposição, as mulheres já oferecem seus produtos no quiosque da Secretaria no mercado popular.
A ação do Sebrae/RJ começou em 2015 e contabiliza a participação de 93 mulheres nas oficinas de artesanato organizadas em cinco condomínios do Minha Casa, Minha Vida, sendo que 25 delas já estão gerando renda. Através do projeto várias pessoas já se legalizaram como MEIs (microempreendedores individuais). “O objetivo do Sebrae/RJ é promover a valorização dos moradores, mulheres em sua maioria, através do incentivo ao associativismo e empreendedorismo visando a promoção do desenvolvimento local sustentável e a geração de emprego e renda da comunidade”, segundo Ana Lúcia Lima, coordenadora regional do Sebrae/RJ no Médio Paraíba.
O Vice Prefeito e Secretário de Ação Comunitária de Volta Redonda, Maycon Abrantes, ressaltou que a parceria com o Sebrae é fundamental para esta e outras iniciativas que ele espera ter o apoio da instituição. “Vejo o Sebrae como um grande parceiro dos empresários e do poder público e quero caminhar junto em vários outros projetos”, afirmou. Segundo ele, este projeto voltado para os moradores do Minha Casa, Minha vida é uma iniciativa de fundamental importância para uma população vulnerável do ponto de vista social. “Precisamos ocupar este espaço, esta lacuna aberta, levando capacitação e serviços públicos para que este público, na maioria mulheres, possa ter mais cidadania e condição de gerar renda. Não queremos fazer assistencialismo, mas dar oportunidade para esse público crescer e se desenvolver”, garantiu.
O Sebrae/RJ desenvolveu oficinas de Artesanato Produtivo, Design e Técnicas artesanais, oferecendo consultorias para que os moradores possam desenvolver produtos com a identidade da cidade, com foco nos segmentos de decoração e moda. Todos são qualificados em empreendedorismo, atendimento, formação de preço e gestão e receberam informação sobre legalização como MEI. O consultor do Sebrae/RJ e designer Cocco Barçante, especialista em artesanato comercial, atuou no desenvolvimento da coleção dos produtos de artesanato.
Uma das artesãs, Gisele Mendes, explica que no Liquida VR, elas vão apresentar produtos feitos em madeira e crochê e esperam cada vez mais ter a oportunidade de mostrar seu trabalho. “Esses eventos são muitos bons para mostrar nosso trabalho, é sempre uma boa oportunidade de divulgação e de conseguir uma renda extra”, disse.
Comentários