Assistência Social: mais de 400 famílias de Itatiaia saem da linha da pobreza
Quatrocentas famílias saíram da linha da pobreza em Itatiaia, é o que revelou o último levantamento da Secretaria de Assistência Social, Direitos Humanos e Habitação. Após uma atualização dos cadastrados do Programa Bolsa Família, a secretaria divulgou que 25% das famílias beneficiadas saíram da condição de pobreza e de extrema pobreza e não necessitam mais do recurso. Com a revisão foi possível inserir 160 novas famílias no sistema para começarem a receber o benefício.
- A saída dessas famílias reforça o trabalho sério realizado pela administração municipal. Moradores melhoraram suas rendas, saíram de uma situação de vulnerabilidade para uma situação melhor. E é esse o verdadeiro objetivo do programa. Essas 160 novas famílias são as que foram aprovadas para receber o benefício, realmente precisam desse auxílio, relatou o secretário de Assistência Social, Ebison Diettrich.
O programa Bolsa Família faz transferência direta de renda, de modo a auxiliar as pessoas para que consigam superar a situação de vulnerabilidade e pobreza. O benefício busca garantir a essas famílias o direito à alimentação e o acesso à educação e à saúde. Em todo o Brasil, mais de 13,9 milhões de famílias são atendidas.
Em Itatiaia, os moradores cadastrados no CadÚnico e os integrantes do Bolsa Família têm acesso a cursos do Pronatec, programa do Governo Federal, que busca ampliar as oportunidades educacionais e de formação profissional qualificada aos jovens, trabalhadores e beneficiários de programas de transferência de renda.
Este, ano, o programa começará com o curso de promotor de vendas, que já está com a turma fechada, com 20 alunos. As aulas terão início após o Carnaval, no Colégio Municipal Reinaldo Maia Souto. O curso acontecerá de segunda a quinta-feira, das 18h as 22h e terá três meses de duração.
Ações sociais itinerantes
Com o objetivo de se aproximar mais da população e ampliar o número de atendimentos aos moradores, o secretário da pasta pretende implantar um serviço de ação social itinerante no município.
De acordo com Diettrich, a idéia é começar na área central e expandir para outras localidades. Queremos levar as ações e os serviços até os bairros. Entendemos que tem morador que não tem acesso fácil e às vezes não tem tempo de vir até a secretaria”, disse.
Comentários