17 maio, 2016
Comentários

Audiência pública em Resende discute empoderamento da mulher no esporte

O empoderamento da mulher na política e no esporte será discutido pela Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj) em Resende, nesta sexta-feira, dia 20 de maio, a partir das 14h30, no Plenário da Câmara de Vereadores. Com ênfase no esporte feminino, a Audiência Pública da Comissão Especial da Alerj será presidida pela deputada estadual Ana Paula Rechuan (PMDB) e irá contar com a participação de esportistas da região para falar de suas experiências e dificuldades encontradas.
- Estamos às vésperas dos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, e apesar da participação feminina ter crescido nesse meio, ainda notamos desigualdades de gênero que precisam ser debatidas. As mulheres, que em grande parte das vezes têm tripla jornada de trabalho, ainda recebem salários mais baixos, inclusive atletas. Outra questão que precisamos debater são incentivos para o crescimento das mulheres na carreira, que muitas vezes é prejudicado por falta de patrocínios e visibilidade – destaca da deputada Ana Paula Rechuan.
A Comissão Especial Para Empoderamento da Mulher no Esporte e na Política pretende buscar formas de empoderar as mulheres de todo o estado na política e no esporte. Por isso um dos focos do grupo tem sido a descentralização dos trabalhos, com audiências que já foram realizadas em Volta Redonda, Mesquita, Friburgo, Araruama e Campos. Além da presidente da Comissão, deputada estadual Martha Rocha (PDT), também foram convidadas a atleta olímpica de snowboard, 18 vezes campeã brasileira na modalidade, Isabel Clark, e também desportivas de Resende e representantes da Secretaria de Esporte e Lazer do município.
- Resende é uma das poucas cidades que contam com uma Lei de Incentivo ao Esporte tão boa em funcionamento, e convidamos a Prefeitura de Resende para falar sobre essa experiência para que estimule outros municípios a seguirem este exemplo – comenta Ana Paula.
Esta será a sétima audiência pública da comissão, que também discute a abertura de espaço da mulher na política. No Ranking Mundial da Participação Feminina no Parlamento, o Brasil ocupa o 158º lugar, tendo 9,9% de mulheres na Câmara, 12,8% na Alerj e 16% no Senado, sendo que elas representam 52% do eleitorado. O objetivo da Comissão é propor políticas públicas de incentivo à inserção e desenvolvimento da mulher na política e no esporte, para, assim, mudar esses números.
ALERJ NO INTERIOR – Essa será a terceira audiência pública que a deputada estadual Ana Paula Rechuan realiza na cidade, pois um dos focos do mandato é aproximar a Alerj do interior. “A minha intenção é sempre aproximar a Alerj da região das Agulhas Negras (Resende, Itatiaia, Porto Real e Quatis), e as audiências públicas são formas de fazer isso, de possibilitar a participação dos moradores na construção de políticas públicas”, comenta Ana Paula Rechuan.
No ano passado a deputada realizou uma audiência pela Comissão da Mulher que resultou na implantação do totem do projeto Via Lilás, no Hospital de Emergência de Resende, como forma de facilitar a denúncia de violência contra a mulher. Outra audiência sobre Economia Solidária foi responsável por levar o Microcrédito Produtivo Orientado, da AgeRio, para a Sala do Empreendedor, onde micro e pequenos empresários podem abrir crédito de R$ 300 a R$15.000 reais para empreenderem.

Comentários