09 dezembro, 2015
Comentários

Audiência pública para saber realidade financeira do município acontece sem representantes do Executivo e de credores

Apesar de convidados todos os credores do Executivo de Barra Mansa, nenhum compareceu à audiência pública realizada pela Câmara Municipal.
A Câmara Municipal de Barra Mansa realizou nesta terça-feira (08), às 15h30, audiência pública para fiscalizar a dívida do Executivo municipal, tomando conhecimento da realidade financeira do município. Para a audiência foram convidadas as empresas com as quais o município possui dívidas e instituições representantes da sociedade civil. Entretanto não houve o comparecimento de nenhum representante das empresas e entre as instituições convidadas, apenas o presidente do Sindicato dos Funcionários Públicos, Nilton Santos, esteve presente à audiência.

O presidente da Câmara, vereador Marcelo Borges, afirmou que a Câmara está realizando seu papel fiscalizador ao realizar a audiência, tendo em vista, que inúmeros pedidos de informação sobre a dívida do município foram enviados ao Executivo municipal, sem que houvesse resposta. O vereador, que solicitou a audiência, lamentou a ausência das empresas.

-Nós, vereadores, somos constantemente cobrados pelos cidadãos, comerciantes e empresários sobre débitos que a prefeitura possui. Muitos destes empresários nem participam mais de licitação da prefeitura, por temerem não receber pelos serviços ou produtos contratados. Recentemente, tivemos uma amostra de como a dívida com as empresas afeta diretamente a população, quando as pessoas tentavam se inscrever no processo seletivo de agentes de comunitários e não conseguiam, pois o site estava fora do ar. As empresas precisam buscar todos os mecanismos para receberem seus direitos e comparecer a esta audiência seria um passo importante para elas – afirmou Marcelo.

Para o presidente do Sindicato dos Funcionários Públicos, Nilton Santos, é lamentável a ausência das empresas. Nilton afirmou, ainda, que as atividades do sindicato vem sendo prejudicadas pela falta de repasse dos valores descontados no contracheque dos funcionários sindicalizados.

O vereador Rodrigo Drable salientou que a dívida da prefeitura prejudica a cadeia econômica do município.

- No caso do Fundamp e a Santa Casa, por exemplo, existem vícios nos procedimentos de auditoria e fatura, que estão sendo sanados, mas a dívida existe. Quando o Fundamp não paga à Santa Casa os valores devidos, o hospital precisa recorrer ao sistema financeiro para arcar com seus compromissos e, quando efetivamente, o pagamento é realizado pelo fundo, a Santa Casa perde algo em torno de 10% a 15% prejudicando o atendimento a toda a população. E este débito com o hospital se deve muito aos valores descontados dos funcionários que não são repassados ao Fundamp, assim como acontece com o sindicato. Estas atitudes prejudicam toda a cadeia econômica do município e eu lamento o prejuízo à cidade – salientou Rodrigo.

Comentários