12 abril, 2016
Comentários

Autoridades respondem dúvidas em audiência pública de segurança em Porto Real

A Câmara Municipal de Porto Real realizou na segunda-feira, dia 11 Audiência Pública para discutir a segurança do município. Com a presença de autoridades e moradores, a audiência é resultado de uma solicitação feita em plenário após inúmeras reclamações da população a respeito de crimes, assaltos e furtos na cidade.
Estavam presentes na Audiência Pública, o major Lima, representando o 37º Batalhão da Polícia Militar; o tenente Malta, representando a corporação da PM em Porto Real; o secretário municipal de Ordem Pública, José Antônio dos Santos; o inspetor da 100ª Delegacia Legal de Porto Real, Humberto; representado o Conselho Municipal de Segurança, Vicente Camilo, conhecido como Mineirinho; e o comandante da Guarda Municipal, Ronei Soares, além de moradores dos bairros de Bulhões, São José e Vittorio Emanuele.
Durante a audiência, a população pode contribuir com perguntas. Uma delas foi a respeito da ausência de um posto da Policia Militar em Bulhões, considerando o fato de o local ser afastado e usado como ponto de fuga por meliantes.
“Nosso grande problema aqui é a falta de efetivo. Isso complica em inúmeros trabalhos, inclusive este. No entanto, não deixamos de cumprir nossa tarefa que é proteger. Dessa forma, colocamos nossa viatura em constantes rondas, o dia todo”, disse o Major Lima da PM, que ainda acrescentou que Porto Real possui apenas duas viaturas.
Ainda tratando-se de efetivo, o inspetor da 100ª DP, Humberto fala sobre realidade do órgão.
“Nosso efetivo é de 11 homens e trabalhamos apenas com dois plantonistas, ou seja, quando a população nos liga, não podemos sair sozinhos e tão menos deixar a delegacia fechada. Quando nos pedem auxílio por telefone encaminhamos para a PM, que é o órgão responsável por prestar socorro”, disse.
Direcionado ao poder público municipal, a vereadora Roberta Rosário questionou o secretário municipal de Ordem Pública, José Antônio dos Santos, a respeito de falta de iluminação na cidade e a possibilidade de instalação de câmeras de monitoramento. Em abril 2015, a parlamentar, por meio de uma indicação, solicitou ao Executivo a instalação de câmeras de monitoramento em vias públicas de Porto Real.
Segundo o secretário, José Antônio, no casa da iluminação, o munícipe deve entrar em contato com a Ceres. No site, o telefone para contato é (24) 3355-1794 ou (24) 3388-3003.
“Onde houver lâmpada queimada, basta ligar para a empresa responsável pela manutenção”, disse o secretário que, a respeito das câmaras de monitoramento, declarou que a instalação da mesma está sendo estudada pelo Executivo.
Outra pergunta da vereadora Roberta ao secretario de ordem pública foi a respeito do trabalho da Guarda Municipal no trânsito de Porto Real.
Segundo o secretario José Antônio este trabalho irá ocorrer dentro de 90 dias, prazo para capacitação dos agentes de trânsito.
“Já estamos credenciados perante o Detro e o Detran. Agora, estamos na fase da capacitação que está ocorrendo por meio da Guarda Municipal de Volta Redonda”, explicou o secretario que ainda acrescentou que, inicialmente, os guardas estarão realizado apenas trabalhos preventivos e educativos e, posteriormente, com a população ciente, irão aplicar as leis de trânsito na cidade.
Já a respeito dos furtos à residência, fato que vinha acontecendo no bairro Colinas, o vereador Elias Vargas questionou a vigilância da PM no local.
Segundo o tenente Malta, que coordena a corporação da PM em Porto Real, após denuncias, os três suspeitos dos furtos foram detidos.
“Desde que assumimos a corporação de Porto Real, os números de furtos e roubos reduziram. Em fevereiro, de 6 casos, caímos para 3. Em março, apenas um furto a residência foi registrado”, disse.

Comentários